São Paulo, sábado, 23 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ab'Sáber envia carta à Folha

DA REDAÇÃO

O presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Aziz Ab'Sáber, enviou carta à Folha sobre a polêmica envolvendo seu nome e o do ministro da Fazenda, Rubens Ricupero. Em entrevista publicada pela Folha dia 18, Ab'Sáber afirmou que Ricupero foi "estafeta da ditadura". Também em carta à Folha, publicada dia 20, Ricupero pediu que Ab'Sáber retificasse as declarações para evitar um pedido legal de retratação.
Ao ser questionado sobre a retratação, em Vitória, Ab'Sáber mandou o ministro "tomar banho". Leia abaixo a íntegra da carta do presidente da SBPC.

"Vitória, 21 de julho de 1994.
Ilmo. Senhor
Octávio Frias Filho,
Digníssimo Diretor do Jornal Folha de S.Paulo
São Paulo - Capital
Senhor redator,
Desde o último dia 15 do corrente em Vitória, às voltas com mais de 300 simpósios e atividades científicas simultâneas e da mais alta relevância para o país, somente agora tenho a oportunidade de manifestar-me sobre a matéria "SBPC tenta aproximação com indústria", publicada em 18 de julho último pela Folha de S.Paulo. Decorrente de uma entrevista agendada para que o presidente da SBPC discorresse sobre o programa desta 46ª Reunião Anual de nossa Sociedade, a citada reportagem descambou para o particular, obrigando-me a vir pela presente repudiar a suposta declaração formal que eu teria feito acerca do senhor Rubens Ricupero. Só posso atribuir a mesma a um "jornalismo de resultados" que, à véspera das eleições, procura no escândalo e sensacionalismo incompatíveis com a tradição da Folha disseminar intrigas e antagonizar ainda mais a já tão massacrada ciência brasileira com os gestores do erário público e de seu infortúnio. Esclareço ainda que minha posição política é estritamente pessoal e não reflete o apartidarismo que caracteriza a SBPC. Por último, instado e encurralado por repórteres incapazes de cobrir o maior evento científico do país, tão somente preocupados em fomentar a cizânia, mandei a estes –e não ao senhor Rubens Ricupero– tomar banho. De ética, tão necessária à consolidação da democracia em nossa pátria.
Atenciosamente,
Aziz Nagib Ab'Sáber - Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Nota da Redação: A entrevista com o presidente da SBPC está gravada. Quanto à expressão "ele que vá tomar banho", embora não registrada em fita, foi pronunciada diante de testemunhas que também a interpretaram como sendo dirigida ao ministro Ricupero, e não à reportagem da Folha

Texto Anterior: Biólogo da USP defende eugenia "democrática"
Próximo Texto: Projeto de reitores não prioriza a qualidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.