São Paulo, sábado, 23 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa maratona fashion do Phytoervas

ERIKA PALOMINO; EVA JOORY
COLUNISTA DA FOLHA

EVA JOORY
Começa na segunda-feira o mais ambicioso evento da temporada de coleções de verão em São Paulo. Com nove desfiles em três dias, o Phytoervas Fashion 94 chega a sua segunda edição, na tentativa de forçar a criação de um calendário de lançamentos, projetar e apoiar novos estilistas.
Ano passado, nos desfiles das tendências para o inverno, foram três os escolhidos: Walter Rodrigues, Cia. do Linho, Alexandre Herchcovitch. Agora, são estes e mais seis: Marisa Ribeiro, Fause Haten, Clements Ribeiro, mais Sucumbe a Cólera, Special K e a Coopa Roca (as artesãs da favela carioca da Rocinha), estes em apresentações menores.
Estes nomes foram escolhidos por uma comissão de jornalistas e profissionais do meio de moda. "Não é um concurso nem tem cara de feira", explica Cristiana Arcangelli, 34, presidente da marca de cosméticos Phytoervas, que desta vez gasta com o evento US$ 150 mil, contra US$ 60 mil de 93. "Queremos formar um novo conceito, lançar novos comportamentos. Precisava um motor."
Esse motor significa os 540 looks que serão desfilados nesta segunda, terça e quarta, com 70 modelos por dia, com duas equipes de maquiagem, duas equipes de camareiras, numa equipe de produção de dez pessoas, para uma platéia estimada em 700 pessoas por dia. A coordenação geral é do diretor de desfiles Paulo Borges.
"O maior desafio é dar a cada uma das marcas uma identidade diferente, respeitando suas características, e mudar o visual das modelos para cada desfile", explica.
Belo desafio, já que entre cada desfile (três por dia) deverá ter apenas um intervalo de 15 minutos e as cenografias das coleções vão de passarelas de terra vermelha coberta por bolhas de sabão (para Walter Rodrigues) aos tanques de lavar roupa em que as modelos do desfile da Coopa Roca vão molhar suas mãos com muita espuma. É esta cooperativa das mulheres da Rocinha uma das principais atrações do evento (leia ao lado quem é quem no Phytoervas). Maria Teresa Leal é a coordenadora das 24 artesãs e cinco costureiras da favela. "A proposta incial era dar condição a elas de aumentar a renda familiar", conta."

Evento: Phytoervas Fashion 94
Quando: de segunda a quarta, a partir de 20h
Onde: Phabrica - r. Cardeal ARcoverde, 616, Pinheiros, zona oeste de São Paulo, tel. 011 - 881-1261. Apenas para convidados.

Texto Anterior: Cansado de guerras o teatro volta ao palco
Próximo Texto: QUEM É QUEM NO EVENTO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.