São Paulo, sábado, 23 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clipe tenta recauchutar Roberto Carlos

LUÍS ANTÔNIO GIRON
DA REPORTAGEM LOCAL

Clipe: Se Você Pensa
Direção: Arthur Fontes
Remixagem: Mêmê
Produção: Conspiração Filmes
Emissora: MTV
Quando: hoje, às 18h e 22h; domingo, às 12h e 20h; a partir de segunda, entra na programação normal da emissora

A MTV apresenta hoje, a partir das 18h, o videoclipe "Se Você Pensa", com o sucesso do cantor e compositor Roberto Carlos, composto em parceria com Erasmo na época da Jovem Guarda.
Mas não se trata da gravação original, lançada pelo músico em 1968 no LP "O Inimitável" (CBS, hoje pertencente ao catálogo da gravadora Sony). O DJ carioca Mêmê remixou a faixa e introduziu uma batida dance para acompanhar a voz do jovem Roberto.
O videomaker Arthur Fontes, 31, editou imagens tiradas dos três filmes estrelados pelo Rei e dirigidos por Roberto Faria na passagem dos anos 60 para os 70: "Em Ritmo de Aventura", "O Diamante Cor-de-Rosa" e "A 300 Km por Hora".
A reciclagem do material faz parte de um projeto da Sony Music para recolocar o produto Roberto Carlos no mercado teen. A idéia foi passada ao videomaker como um primeiro passo para convencer os adolescentes de que o Rei já foi jovem.
O compositor Roberto Frejat está trabalhando numa coletânea com músicas de Roberto interpretadas por outros cantores.
O clipe "Se Você Pensa" será exibido com exclusividade pela MTV. Tem três minutos de duração.
Fontes trabalhou a partir da faixa remixada e diz não ter gostado muito do resultado musical: "Para mim deveria ser a música original. Essa batida dance não tem nada a ver com Roberto".
Mesmo assim, ele agiu com os fotogramas de forma semelhante que Memê com a banda sonora. "Fiz uma edição rápida, com imagens supercortadas", conta. "Acho que o resultado ficou interessante e engraçado. Uma colagem de verdade dirigida aos jovens."
Fontes diz que Roberto Carlos fez apenas um pedido: colocar no final uma imagem atual dele. "O Roberto argumentou que ninguém saberia que se tratava dele, um artista mais maduro."
Apesar do caráter de colagem, o videmaker pensa ter chegado a um resultado ficcional. "Quis fazer uma espécie de clipe de costumes e mostrar que Roberto Carlos era alegre e bem-humorado na época, coisa que parece impossível aos jovens de hoje. Todo mundo acha o Roberto um pouco carrancudo. A moda também é importante. Os jovens vão achar demais ao verem que hoje tentam imitar os penteados e roupas dos anos 60 e não conseguem o mesmo resultado."
Com as imagens de Roberto Faria compradas pela Sony, Fontes diz que se divertiu e recordou a infância. "Passei horas e horas vendo as aventuras de Roberto e Libânia." Ele se diz encantado com Libânia, a modelo dentuça e de cabelos negros que contracena com Roberto em "Em Ritmo de Aventura". "Quis fazer uma homenagem a ela. Libânia foi a musa da minha infância."
O clipe encena os encontros e correrias de Roberto e Libânia. O ápice do clipe é o beijo.
Curiosamente, Roberto não cantou "Se Você Pensa" em nenhum dos três filmes. Fontes procurou um cena para colocar a canção na boca do músico, mas não conseguiu. "Acho que isso deu um aspecto inédito à reciclagem."
Segundo o "videomaker", o clipe custou US$ 5 mil. Ele soube que Roberto viu e gostou de se ver jovem novamente.

Texto Anterior: Volupté; Telegrama; Papa-léguas
Próximo Texto: Reciclagem da música corrompe a história
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.