São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Próximo Texto | Índice

Fidelidade partidária

Em campanha para o governo de Minas, em 1950, Juscelino Kubitschek prometeu uma gestão baseada em energia e transporte para superar a estagnação econômica do Estado. As promessas sensibilizaram sobretudo a população do sul, que invejava a infra-estrutura do vizinho Estado de São Paulo.
Os líderes regionais da UDN resolveram reagir e classificaram as propostas de Juscelino como "falsas promessas". Mas JK venceu as eleições e, para desespero udenista, lançou um programa de obras. No sul, logo concluiu a rodovia entre Poços de Caldas e Andradas, cidades próximas, mas cuja ligação era feita por uma enorme volta rodoviária por São Paulo.
Meses depois, viajava pela região o líder udenista e futuro ministro da Justiça de Sarney, Oscar Dias Corrêa. De Poços de Caldas, ele telefonou para um correligionário em Andradas e avisou que faria uma visita. O homem festejou:
– Bem, agora, com a nova estrada, o senhor pode vir rápido.
Dias não gostou e esclareceu:
– Vou gastar o mesmo tempo que gastava antigamente. Ou você acha que vou dar prestígio para esta estrada do Juscelino?

Próximo Texto: É só o começo; Rastilho de pólvora; Medo de quebradeira; Da retórica à prática; A tiracolo; Resguardo; Em campo; Conferir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.