São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É só o começo; Rastilho de pólvora; Medo de quebradeira; Da retórica à prática; A tiracolo; Resguardo; Em campo; Conferir

DA RETÓRICA À PRÁTICA

É só o começo
A queda de Osiris Lopes da Receita não é o fim dos problemas para a equipe econômica. No Planalto, um grupo de assessores tenta convencer Itamar que, nos últimos dias, o Plano Real foi desvirtuado para favorecer os bancos.

Rastilho de pólvora
O benefício aos banqueiros é identificado pelos assessores de Itamar na redução da taxa de juros cobrada pelo BC nos empréstimos aos bancos. Pesa também a intenção da Fazenda de alterar a cobrança do PIS para os bancos.

Medo de quebradeira
A Fazenda diz que as medidas pró-bancos são necessárias para corrigir distorções operacionais e fiscais. O BC vai monitorar o mercado para impedir que a quebra de um grande banco provoque caos financeiro, como na Venezuela.

Itamar tem ouvido de amigos no Congresso que o sucesso do plano depende dos juros. Se houver erro na dosagem, o real acaba destruído. O presidente, por sua vez, tem repetido que não quer saber de privilégios para o setor financeiro.

A tiracolo
Candidato a deputado, o vice-governador paulista, Aloysio Nunes Ferreira, cansou de recorrer a assessores para conseguir "santinhos" de campanha. Colocou os papéis num bornal e passou a carregá-lo pessoalmente nas visitas.

Resguardo
Isto é que é vontade de fazer campanha: ontem de manhã, com a chuva em São Paulo, ao menos três candidatos cancelaram seus compromissos eleitorais. Foram os casos de FHC, Covas e Quércia.

Em campo
A assessoria de Quércia decidiu encomendar pesquisas de opinião para avaliar se o destempero exagerado do candidato na entrevista no programa "Roda Viva', semana passada, foi mesmo ruim para sua imagem. Bom é que não foi.

A conferir
Ao gravar pilotos de seu programa no horário eleitoral amanhã, FHC deverá falar das propostas de governo e de onde vai tirar o dinheiro para concretizá-las. O objetivo é diferenciar-se de adversários que prometem mundos e fundos.

Texto Anterior: Fidelidade partidária
Próximo Texto: Juntando os pedaços; Magnetismo; Ninho aberto; Ponto fraco; Espírito de corpo; Jeito mineiro; Virado à paulista; Fogo divino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.