São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994 |
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Programas estão atrasados
CLÁUDIA TREVISAN
A nove dias do início do horário eleitoral, nenhum dos principais candidatos tem pronto um piloto (modelo) dos programas. O PT, por exemplo, pretendia ter produzido o piloto até o dia 15 de julho, o que não foi possível. "Só vamos fazer a gravação com poucos dias de antecedência do horário eleitoral", diz Marcus Sokol, secretário de comunicação do partido. O programa de TV de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também está atrasado. "Está tudo paralisado, porque não se tem definição da legislação eleitoral", disse Geraldo Walter na quarta-feira, um dia antes de o TSE proibir a participação de convidados. Walter é responsável pelo horário eleitoral de FHC. "De todas as campanhas que fiz, esta é a que está começando mais tarde", observa Chico Santa Rita, que fará os programas de TV de Orestes Quércia (PMDB). O piloto do programa de Quércia será gravado em aproximadamente oito dias. Em condições normais, ele já estaria quase pronto, diz Santa Rita. Esperidião Amin (PPR) é um dos únicos candidatos que está com o cronograma em dia. Nelson Biondi, responsável pela campanha de Amin, começou a gravar o piloto na quinta-feira. O presidenciável do PDT, Leonel Brizola, pretende gravar seus programas pouco antes de sua entrada no ar. O pedetista quer aproveitar os fatos políticos recentes. Brizola se considera beneficiado pela proibição de convidados, cenas externas e efeitos eletrônicos na TV, pois acha seu discurso muito superior aos demais candidatos. Para driblar a proibição do uso de cenas externas, pretende levar maquete de um Ciep para os estúdios. A defesa de implantação dos Cieps (escola de turno único) é uma das principais bandeiras da campanha de Brizola. Por enquanto, os responsáveis pelos programas de TV analisam pesquisas sobre seus candidatos e adversários e pensam nos detalhes do horário eleitoral. O PT, por exemplo, faz estudos sobre o timbre de voz de Lula para saber como o candidato deve falar nos programas. A maioria dos publicitários se debruça sobre pesquisas qualitativas para definir a estratégia dos programas. Elas indicam os pontos fortes dos candidatos e suas qualidades aos olhos do eleitor. Pesquisas qualitativas sobre os programas serão usadas durante todo o horário eleitoral pelos candidatos que terão mais tempo na TV. Os resultados permitirão ajustes nas estratégias traçadas inicialmente. O PT, PPR e PL são alguns dos partidos que farão pesquisas de grupo para identificar a reação aos programas. Colaborou a Sucursal do Rio Texto Anterior: Veto a convidados atrapalha presidenciáveis Próximo Texto: Proibição é resultado de decisão do TSE Índice |
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