São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DO PROCESSO À TAREFA

DO PROCESSO À TAREFA

Os processos variam segundo o tipo de organização, ramo de atuação etc. Eles permitem maior integração das pessoas que neles trabalham e facilita a busca da qualidade dos bens e serviços gerados.
Veja abaixo, um exemplo de identificação de um subprocesso (ou processo secundário). Em seguida, a tarefa consiste em reconhecer a sequência de passos que este processo secundário exige, torná-lo mais claro em um fluxograma e aperfeiçoá-lo. Na administração por processos todos os envolvidos sao responsáveis pelo seu êxito.
Outro conceito importante para a melhoria da qualidade é o de cliente, que não é mais apenas o comprador final da mercadoria ou serviço. Mas sim qualquer entidade, pessoa, órgão ou outro processo que recebe, é usuário/consumidor ou se beneficia dos resultados –produto, serviço ou informação – de um processo em questão.
Um funcionário, por exemplo, que cumpre determinada etapa de produção deve considerar o colega que vai continuar o serviço como seu cliente no processo, e fazer de tudo para facilitar-lhe a tarefa. E assim sucessivamente. Portanto, existem clientes finais –consumidores –; intermediários –distribuidores, vendedores, agentes etc. –e internos –os funcionários.

Texto Anterior: Descubra processos e tarefas para "enxergar" seu negócio
Próximo Texto: APERFEIÇOAR VIRA ROTINA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.