São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

APERFEIÇOAR VIRA ROTINA

Gerenciar processos não significa apenas supervisionar sua execução. Mas sim analisá-los e melhorá-los de modo sistemático e contínuo. Há um instrumento muito adequado para isso, que se confunde com a gerência de processos: é o Ciclo PDCA.

P - PLANEJAR: Antes da execução de qualquer processo, as atividades devem ser planejadas, com definições de onde se quer chegar –meta –, e do caminho a seguir –método.
D - DESENVOLVER: É a execução do processo, com o cuidado do registro de dados que permitam controle posteriormente.
C - CONTROLAR: Fase de monitoração e avaliação, onde os resultados da execução são comparados com os dados do planejamento –metas e métodos – e registrados os desvios encontrados –problemas.
A - AGIR CORRETIVAMENTE: Definir soluções para os problemas encontrados com contínuo aperfeiçoamento do processo.

Texto Anterior: DO PROCESSO À TAREFA
Próximo Texto: EXEMPLOS DE PROCESSOS BÁSICOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.