São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
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A era da prestação de serviços

ELIZABETH DA CUNHA PIMENTA
ESPECIAL PARA A FOLHA

No final da década de 70 quando, desafiando um mercado competitivo, começamos a expandir nosso pequeno negócio. Determinação e ousadia foram fundamentais. A opção de abrir inicialmente lojas exclusivas da Água de Cheiro, ao invés de uma fábrica, representou um passo decisivo, garantindo um canal de distribuição para nossos produtos.
Mais tarde iniciamos a construção da Fábrica Nacional de Perfumes Ltda, expandindo a rede de lojas exclusivas –as 45 lojas no mercado asseguravam o escoamento dos produtos. Ainda não se falava em franquia e nao tínhamos noção do que seria este sistema de distribuição, crescimento e modernização do varejo.
Sentiamos que para crescer era preciso manter exclusividade na venda, preservando-nos da concorrência com um atendimento diferenciado ao cliente. A expansão do negócio através de terceiros .
Estabelecemos critérios para se abrir uma loja Água de Cheiro –padronização do nome da loja; exclusividade na venda e preços únicos em todo o país. Era a descoberta ‘‘inconsciente’’ da terceirização, atendendo de forma segmentada um ‘‘nicho de mercado’’ emergente.
Para chegar as 530 lojas de hoje e conquistar o Oriente Médio com quatro franquias na Arábia Saudita, muitos foram os percalços, em um aprendizado de ‘‘ensaio e erro’’, adquirindo experiência de um sistema de comercialização principiante e pioneiro no Brasil.
A falta de critério na escolha do parceiro lojista, obrigou-nos a fechar várias lojas –não se adaptarem às exigências de padronização de procedimentos e operação –numa tarefa árdua e onerosa de qualificação dos franqueados.
Entendemos mais tarde que o sistema de franquia requeria a constituição de uma empresa prestadora de serviços voltada, 24 horas, para a gerência e administração da rede franqueada. Por isso, constituímos, em 1991, a A.C. Consultoria e Franchising, direcionada para o aprimoramento e atendimento dos lojistas.
Criamos o SOS Lojista, canal exclusivo de atendimento aos lojistas, e o Conselho de Franqueados Água de Cheiro, visando estreitar o relacionamento franqueador x franqueado.
Com o Plano Collor, passamos por uma ‘‘revolução’’ interna, modernizando e melhorando nosso produto para atender a um mercado competidor, com a abertura das fronteiras do país. Racionalizamos a produção e elegemos o treinamento como pilotos do nosso sistema de franquia.
O programa de Desenvolvimento Gerencial Integrado -treinamento interno- culminou com a elaboração do Planejamento Estratégico. O resultado foi a profissionalização do grupo- deixou de ter administração familiar ainda na primeira geração.
A conscientizaçao da importância do cliente, tanto interno (funcionários) quanto externo (franqueados e consumidores), é evidente no nosso grupo.
Prestação de serviços será o sustentáculo do próximo milênio e as empresas que não se adaptarem não sobreviverão. A unificação das economias, que terá no sistema de franquias um dos principais instrumentos de expansão de negócios, reforça a concepção da ‘‘pequena aldeia global’’, com produtos fabricados sob um conceito mundial.
O empresário deverá estar atento aos novos conceitos, preparando-se para o desenvolvimento de seu negócio e para a prestação de serviços, dentro das tendências de terceirização.
Para grandes empresas ou para aquelas que pretendem se expandir, o diferencial será a capacidade de adquirir e transmitir tecnologia e informação, assegurando sucesso no mercado competitivo.

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