São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
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ATUE NA FAIXA DE PREÇOS

É a estratégia de diferenciação mais fácil de ser imitada pela concorrência. O que não a torna menos eficaz na busca de fatias de mercado insatisfeitas e sensíveis a preços.
O importante é que o futuro empreendedor perceba a importância de determinar preços de forma diferenciada se os nichos de mercado que pretende atingir têm sensibilidade diferente a preços. Uma só política de preços pode espantar clientes potenciais.
Persistir na estratégia de preços baixos –a longo prazo – significa riscos para o negócio. Reduz o retorno e em consequência a competitividade da empresa, tornando difícil os investimentos, inovações, desenvolvimento de novos produtos/serviços, capacitação e treinamento etc.
Interessante é adotar uma política flexível de preços, que ofereça boas surpresas à clientela, como eventos, oportunidades e promoções. Mas que nao identifique a empresa só nesse aspecto.
Em negócios sofisticados, uma política de preços altos a serviços ou produtos de excelência é a forma de selecionar e manter a clientela. Portanto, a política de preços depende de vários fatores. É preciso identificar o seu caso.

DEFINA SUA POLÍTICA DE PREÇOS
. Identifique a importância que seus futuros clientes dão ao preço do produto/serviço e se estão dispostos a pagar a mais por algum tipo de diferenciação.
. Investigue os preços que a concorrência cobra pelo produto/serviço em questão.
. Com esses dados, defina uma política de preços, com diferencial competitivo.
. Seu novo negócio deverá ser de tal forma produtivo, que o retorno esperado venha da diferença entre os custos de ofertar um produto adequado e o valor que seus futuros clientes estarão dispostos a pagar.

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