São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGMENTE SUA COMUNICAÇÃO

Três questões básicas para a comunicação de seu negócio: o que dizer, de que forma e como atingir o público do seu nicho de mercado?
A condição para resolvê-las é conhecer bem o cliente: faixa etária, renda, grau de instrução, modo de vida, aspirações, se lê jornal (qual?), se vê TV (qual e que programas), rádio etc. e tudo mais que seja peculiar ao nicho a que pertence.
A comunicação com os nichos deve ser seletiva, precisa e objetiva. Mas este não é um problema meramente técnico. Se nao for atraente, diferenciada e convincente não apresenta resultados.
Anunciar nos veículos de comunicação tradicionais nem sempre é compatível com as possibilidades da pequena empresa, o que nao significa excluí-los. Além desses, existem outras alternativas: cartazes, panfletos, placas, brindes, eventos e mala-direta –de custos modestos e eficientee.
O ideal é buscar ajuda de quem é do ramo. Se possível, de uma agência de publicidade experiente com clientes de seu porte.

COMO SE COMUNICAR
. Faça um levantamento de como a concorrência se comunica com os clientes.
. Avalie se o que é feito atende as três questões: o quê e como dizer e como atingir, tendo em vista o perfil do cliente e as características que eles mais valorizam, que você já levantou em pesquisa.
. Solicite a ajuda de um especialista para estabelecer seu diferencial em comunicação para definir o conteúdo, linguagem e escolha dos veículos.
. Elabore um projeto de comunicação para seu negócio ou encomende-o a uma agência de publicidade.
. Avalie e teste se os resultados serão convenientes e atrativos para o seu público-alvo.

Texto Anterior: INOVE NA DISTRIBUIÇÃO
Próximo Texto: ATUE NA FAIXA DE PREÇOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.