São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
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Estudante deve mostrar tudo que já aprendeu na 'carreira'

DA REDAÇÃO

O fato de um estudante ter pouca vivência profissional não o impede de valorizar suas aptidões. Isso vale especialmente em relação à capacidade de aprendizado, característica imprescindível na avaliação dos selecionadores.
O currículo do estudante de publicidade e propaganda Frederico Albuquerque, 24, não mostra quais são suas habilidades e que funções ele é capaz de exercer.
Segundo o consultor Simon Franco, 55, diretor da Simon Franco Recursos Humanos, não basta pontuar as atividades profissionais pelas quais se passou.
Quando um estudante elabora um currículo, precisa relacionar as tarefas que executou em suas oportunidades de trabalho.
"O importante é deixar claro o que se aprendeu ao trabalhar nesses cargos", afirma Franco. Com isso, o estudante valoriza seu "passe" e evidencia qual o grau de proveito que tira das situações.
O consultor também aconselha que Albuquerque inclua o item "Objetivos" antes de "Atividades profissionais". Nele, o estudante explicitaria os seus planos e metas profissionais.
"Não há a menor dica no currículo de Albuquerque sobre os seus objetivos ou o que ele pretende", diz Franco. "Ele está à espera de ser descoberto."
No currículo de Albuquerque, elaborado em forma de folheto promocional, a primeira frase que pode ser lida é "Vim, vi e... estou esperando uma oportunidadade para vencer".
A inovação, para Franco, é uma chamada inteligente mas não passa de uma "frase de palanque".
"Ela não se justifica porque Albuquerque não diz a que veio", avalia o consultor.

Leitores podem enviar seus currículos, que serão selecionados exclusivamente para análise por consultores e publicação nesta seção, para o Caderno Empregos – Seção "Seu Currículo" – al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP. A Redação considera que o autor do currículo consente com a publicação parcial ou total das informações nele contidas.

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