São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edição traz poesia completa pela 1ª vez

DA REPORTAGEM LOCAL

O lançamento da segunda edição das poesias completas de Cecília Meireles pela Nova Aguilar faz parte das comemorações do 30º aniversário da morte da poeta.
O volume que será lançado no próximo dia 26, no Rio, inclui todos os livros publicados depois da morte da escritora, que não constavam na última edição das poesias completas em 1967.
Cecília Meireles nasceu no Rio de Janeiro, em 1901. Seus pais morreram antes que ela completasse quatro anos de idade. Foi criada por uma avó.
Tornou-se professora em 1917, depois de se graduar normalista. Preocupada com assuntos educacionais e no movimento de reformas pedagógicas dos anos 30, editou uma página sobre o assunto no "Diário de Notícias".
Também em 1934, fundou a primeira biblioteca especializada em literatura infantil, no Rio. Ensinou literatura luso-brasileira, técnica e crítica literária na Universidade do Distrito Federal, no Rio, entre 1936 e 1938. Deu aulas de literatura brasileira na Unversidade do Texas, em 1940.
Estudiosa da cultura popular brasileira, trabalhou na Comissão Nacional de Folclore a partir de 1948. Um livro com seus desenhos ("Batuque e Samba") sobre o assunto foi publicado pela Funarte.
Cecília publicou seu primeiro livro, "Espectros", em 1919. Sempre foi avessa aos grupos modernistas brasileiros, ficando próxima dos grupos católicos e tradicionalistas cariocas, entre eles o da revista "Festa".
Entre as homenagens à Cecília ocorre também a exposição "Cecília Meireles: Poesia Absoluta", que será inaugurada no dia 26, às 18h30, no Rio, na Galeria do Espaço BNDS (av. Chile, nº 100, tel. 021 277-7781). A mostra inclui 90 fotografias, edições da obra da poeta e depoimentos sobre ela. A exposição fica aberta até 2 de setembro.
Também no BNDS, no dia 28, às 19h, o grupo Boca Livre faz o show "Boca Livre Encontra Cecília Meireles". No repertório, composições eruditas e populares baseadas em poemas da escritora.

Texto Anterior: Cecília sobrevive aos fãs fajutos
Próximo Texto: REVISTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.