São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Offa, a cadela, deixa a Câmara dos Comuns

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto representantes da jovem guarda preparam-se para disputar novos postos na política britânica, uma veterana nas sessões do mais antigo dos parlamentos está se despedindo da vida pública.
Offa, cadela-guia do parlamentar trabalhista David Blunkett, 47, o único cachorro com permissão para frequentar a Câmara dos Comuns, vai deixar seu lugar na bancada trabalhista. Offa está se aposentando por causa de problemas de saúde.
Offa é uma pastora alemã de oito anos. A cadela tornou-se conhecida no país através das transmissões diárias na TV dos debates parlamentares.
Era sempre vista cochilando, tranquila ao lado de Blunkett, e parecia somente prestar atenção aos discursos de seu dono.
Offa se distinguiu por seu comportamento sóbrio em meio à grande algazarra que caracteriza as discussões na Câmara dos Comuns.
O "Daily Telegraph" registrou que, em uma das raras vezes que perdeu a fleuma, Offa participou de um debate com um latido abafado. Era uma reação a parlamentares do Partido Trabalhista que latiram em protesto contra uma exposição de um representante do Partido Conservador.
Um outro caso narrado pelos jornalistas que cobrem o Parlamento britânico dá conta de que certa vez, durante a apresentação do orçamento pelo então ministro das Finanças, Nigel Lawson, Offa levantou-se e vomitou no tapete da Câmara dos Comuns.
Blunkett lamenta a aposentadoria de Offa. O deputado reconhece, no entanto, que, embora vá fazer falta nas sessões, o animal merece agora um bom descanso.
Blunklett acha que Offa deve descansar depois de tantos anos ouvindo longos debates parlamentares. "Um trabalho bastante duro para mim, que dirá para ela", diz o deputado.
Offa será substituída na Câmara dos Comuns por uma cadela da raça Labrador chamada Lucy.
(ACS)

Texto Anterior: Voto postal economizou US$ 1,5 milhão para partido
Próximo Texto: Conservadorismo marca jovens dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.