São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994 |
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Empresas dão assessoria aos iniciantes
ROBERTA JOVCHELEVICH
Distribuidor exclusivo tem que investir pelo menos US$ 4.200; franquias vão de US$ 1.500 a US$ 100 mil As empresas de cosméticos e perfumes que trabalham com sistema de franquia ou distribuidores exclusivos costumam dar suporte técnico operacional e orientar os interessados quanto às vendas. O distribuidor é quem vai repassar os produtos da marca para os revendedores. Ele compra a mercadoria no atacado e com prazo de pagamento. O capital exigido depende do tamanho do estoque. Para adquirir 3.000 itens da Marinage/Algemarin, por exemplo, é preciso investir US$ 17 mil. A L'Orion exige do distribuidor a compra de pelo menos 12 unidades de cada produto da empresa –são 61 no total. Nesse caso, o capital necessário é de US$ 4.200. Entre as franquias, há desde um ponto-de-venda da Jacques Lafont por US$ 1.500 até uma clínica de beleza da Matis–Paris, por cerca de US$ 100 mil (comercialização prevista para janeiro de 95). A Jacques Lafont também tem franquias em quiosques de shoppings centers (US$ 8.000) e lojas (a partir de US$ 10 mil). A franquia da Terra de Santa Cruz, que faz produtos com extratos vegetais brasileiros, custa entre US$ 20 mil e US$ 25 mil e exige um espaço mínimo de 20 m2. (RJ) Texto Anterior: Óptica 94 mostra armação de óculos com grife Próximo Texto: Fábricas abastecem terceiros Índice |
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