São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turbo aumenta a potência

DA REDAÇÃO

O turbo é um equipamento que superalimenta o motor. Injeta para dentro dos cilindros uma quantidade de mistura ar/combustível muito maior do que aquela que normalmente seria aspirada à pressão atmosférica.
A queima de mais mistura ar/combustível promove geração de energia proporcionalmente mais elevada, que resulta na obtenção de potência adicional.
Um motor turbinado pode ter, por exemplo, a mesma força de um outro motor com deslocamento volumétrico (cilindrada) maior.
O turbocompressor é um conjunto de duas turbinas interligadas por eixo. A primeira adquire movimento tocada pelos gases do escapamento (como a turbina de uma hidrelétrica adquire movimento pela queda de água).
A segunda turbina capta a mistura ar/combustível e a pressiona para dentro dos cilindros.
O sistema pode girar a velocidades altíssimas (entre 60 mil e 180 mil voltas por minuto), o que gera temperaturas elevadas.
Por isso, o sistema é refrigerado por circuitos de circulação de água e do óleo do motor. A mistura ar/combustível também ganha calor ao ser pressurizada no turbo.
Para resfriá-lo existe o intercooler, um resfriador ar/ar (como o radiador convencional do carro, só que para o ar que vai ser queimado, e não para a água).

Texto Anterior: Esportividade é o ponto alto
Próximo Texto: Novik apresenta novos alto-falantes; Albarus comemora aniversário com gibi; Empresa põe à venda modulador de freio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.