São Paulo, domingo, 24 de julho de 1994
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Tempra vira o nacional mais veloz com turbo

EDUARDO VIOTTI
EDITOR DE VEÍCULOS

Tempra vira o nacional mais veloz com o turbo
O Tempra Turbo é um dos mais velozes carros nacionais. Acelerando de 0 a 100 km/h em pouco mais de oito segundos, mostra marcas de desempenho dignas de um puro-sangue.
Além dos 165 cv que seu motor 2.0 turbinado despeja nas rodas, o carro traz outras características que o definem como a versão mais "radical" entre os médios.
Custando R$ 33,3 mil, o Tempra Turbo encontra como concorrente direto entre os carros nacionais o Chevrolet Vectra GSi, mais caro, que custa R$ 36,3 mil.
O Turbo tem 15 cv a mais de potência que o carro da GM (que tem 150 cv). Só é vendido com duas portas, ao contrário do GSi, só encontrado com quatro portas.
O Tempra Turbo tem a dirigibilidade típica de carros turboalimentados. Fraco em baixas rotações, mostra agressividade acima das 3.000 rotações por minuto.
O cupê turbo é indicado para quem realmente gosta de correr, tem paixão pela esportividade, curvas radicais e altas velocidades.
Para o motorista comum, o Tempra 16 válvulas (127 cv) oferece melhor relação custo/benefício, mais luxo e maior força útil em baixas rotações.
Além do turbocompressor (0.8 bar), o mais esportivo dos Tempra ganhou intercooler, radiador que refrigera o ar admitido pelo motor. O equipamento contribui para a elevada potência do motor.
O motor, com dois comandos que acionam oito válvulas, recebeu ainda injeção eletrônica múltipla e ignição digital variável.
O Tempra Turbo ganhou recursos que lhe possibilitam enfrentar altas velocidades com segurança.
Os cuidados começam com os adereços aerodinâmicos (cuja maior função acaba sendo estética). O carro traz aerofólio traseiro (incorpora terceira luz de freio com leds) e minissaias laterais.
A caracterização externa da versão se completa com a ausência de frisos na lateral, lisa; grade dianteira com fundo preto; logotipos Turbo; moldura das janelas pintada de preto; farós de neblina incorporados ao pára-choque dianteiro.
As rodas de alumínio tem desenho com sete raios. Montam pneus Goodyear 195/60 Eagle NCT.
No interior, além de bancos exclusivos (poderiam ser mais rígidos e ter apoios laterais maiores), o carro traz painel com sete instrumentos, que incluem manômetro central de pressão do turbo.
O painel é novo (da linha 95) e bem resolvido. O excesso no uso da cor vermelha –que impera entre os esportivos– incomoda.
Toda a suspensão do modelo foi recalibrada para atender às solicitações mais intensas. A barra estabilizadora tem maior diâmetro.

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