São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 1994
Próximo Texto | Índice

Consumidor pode driblar a entressafra

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Entressafra e geadas são sinônimos de preços altos de frutas, verduras e legumes. Mas com um bom planejamento, o consumidor pode substituir os produtos que estão na entressafra –em falta e portanto mais caros– por outros mais baratos, sem comprometer a qualidade de sua alimentação.
Julho, por exemplo, não é a melhor época para comer agrião ou chicória. Alface e rúcula, que estão em plena safra (veja quadro ao lado), são as alternativas, embora o preço da primeira tenha disparado nas últimas semanas por causa das geadas.
"As folhas são substituíveis entre si, com valores nutritivos semelhantes", diz Beatriz Tenuta Martins, 38, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas.
O mesmo princípio vale para os tubérculos, como batata, cará e mandioca, e para as carnes de origem animal, estas com valores protéicos semelhantes.
"Quando a carne bovina está cara, devemos lembrar do ovo, que também é fonte de proteína. Aqui, o problema é o colesterol.'
Uma dica, diz Beatriz, é consumir os miúdos, como as carnes de fígado e moela que são mais baratas e têm maior valor nutritivo.
Nas frutas, a recomendação de Beatriz Cantusio Pazinato, nutricionista da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), é priorizar o mamão (que tem vitaminas A, B e C), laranja (vitamina C) e banana (vitaminas do complexo B e carboidratos). "São as mais baratas e nutritivas."

LEIA MAIS
Sobre alimentação nas pág. 4 e 5.

Próximo Texto: Como evitar o desperdício
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.