São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como evitar o desperdício

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Além da compra dos alimentos na época de safra, os especialistas recomendam ao consumidor aproveitar melhor as frutas e hortaliças.
"O brócolis é uma verdura cara porque as pessoas só aproveitam a sua flor e jogam fora o talo e as folhas", diz Maria Cláudia Pantaleão e Silva, agrônoma da Cati, em Campinas (SP).
A recomendação é aproveitar toda a verdura, que é fonte de vitamina A. Cozinha-se primeiro o talo, que é mais duro, e depois se acrescenta a flor e as folhas.
Outro exemplo é a beterraba, uma boa alternativa para a cenoura. "A menor quantidade de vitamina A da beterraba pode ser compensada pelo consumo de suas folhas, ricas em vitaminas", diz Beatriz Cantusio Pazinato, nutricionista da Cati.
As folhas externas da alface, escarola e afins têm o mesmo valor nutritivo e não devem ser jogadas no lixo.
Nas frutas, o ideal é consumí-las sempre com a casca. No caso do abacaxi, deve-se usar a casca para suco.
Para evitar a perda de vitaminas, os nutricionistas dão algumas dicas.
"Os legumes devem ser cozinhados com a casca, para não perder suas vitaminas na água", diz Beatriz Tenuta Martins, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas.
Quanto não for possível, recomenda-se usar pouca água ou cozinhar no vapor, sempre com a tampa.
Quanto há grandes quantidades, é possível aproveitar o excesso de frutas e transformá-las em compotas ou outros tipos de doce.
"A criança precisa de calorias (açúcar) e é preferível alimentá-la com um doce que tenha fruta em sua essência", diz Beatriz Martins.
Com os legumes, pode se fazer picles. Com o tomate, a recomendação é fazer o molho e guardá-lo.
(SB)

Texto Anterior: Consumidor pode driblar a entressafra
Próximo Texto: Chuvas não conseguem melhorar reserva hídrica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.