São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 1994
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FIA decide hoje em Paris a punição de Schumacher

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
DA REPORTAGEM LOCAL*

Michael Schumacher, líder do Mundial de Pilotos com 72 pontos, pode sofrer sérias sanções hoje, em Paris, onde será ouvido em uma sessão "especial" do Conselho Mundial de Automobilismo.
Por outro lado, pode levar uma multa, perder alguns pontos e mais nada. Sim, os bastidores da F-1 permitem finais tão diferentes para a mesma história.
Especular o que acontecerá na reunião na sede da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) é leviano.
Mas é possível avaliar as forças envolvidas neste cabo-de-guerra interno, mais um numa temporada atípica.
Se fossem seguidas as regras, Schumacher deveria ser suspenso do GP da Alemanha, no próximo fim-de-semana. O piloto da Benetton não atendeu a uma bandeira preta por mais de três voltas no GP da Inglaterra.
Pelo regulamento, deveria ter sido desclassificado da prova. Nigel Mansell fez o mesmo no GP de Portugal em 89 e foi suspenso da prova e da corrida subsequente.
Suspender Schumacher do GP da Alemanha seria, no entanto, um desastre mercadológico para a F-1, em um ano crítico para a categoria, abalada pela morte de seu astro maior, Ayrton Senna.
Os ingressos para a corrida a ser disputada em Hockenheim estão esgotados há três meses e os alemães nunca viram um compatriota vencer em 45 anos de F-1 naquele país.
Segundo Luca de Montezemolo, seu presidente, a tradicional escuderia italiana teria o apoio dos grandes fornecedores da F-1, Ford, Renault, Peugeot e Mercedes.
Uma terceira força está envolvida também. Max Mosley, presidente da FIA, quer manter sua onipotência na F-1, ou seja, o controle absoluto das regras do jogo.
Fará uma forte barganha com os envolvidos, para garantir sua posição. Em outras palavras, vai aproveitar muito bem o caso.
Outra questão a ser resolvida hoje em Paris será o acidente entre Rubens Barrichello e Mika Hakinnen na última volta do GP da Inglaterra.
Ambos os pilotos terão que se explicar sobre o ocorrido e podem levar multas. Foram chamados mais para arrefecer seus ânimos de jovens pilotos.
Oficialmente, porém, conduziram seus carros de forma insegura.

Com agências internacionais

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