São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quércia pretende usar reservas em dólar

VINICIUS TORRES FREIRE
DA REPORTAGEM LOCAL

O programa do presidenciável Orestes Quércia (PMDB) prevê o financiamento de parte dos investimentos através de créditos baseados nas reservas internacionais do país. Recursos de privatizações também seriam empregados.
A retomada do desenvolvimento é a linha-mestra do programa lançado ontem, em São Paulo.
Reservas internacionais são as moedas fortes (dólar e marco alemão, por exemplo) no caixa do governo, obtidas através das exportações e operações financeiras.
Atualmente, as reservas do país estão em cerca de US$ 39 bilhões.
No plano do PMDB, o governo teria participação majoritária nos setores estatais monopolizados (petróleo e telecomunicações).
Deve vender, no entanto, ações das companhias e procurar parcerias com o setor privado (também nos tranportes).
Nas 79 páginas do "Plano de Governo Quércia", não há um plano detalhado de estabilização.
O programa critica o Plano Real, que "desindustrializa o país, corta empregos e conduz o Estado a uma crise financeira". A alta taxa de juros e o câmbio sobrevalorizado seriam as causas dessa crise.
O Estado seria saneado através de uma reforma tributária e da Previdência. Os juros baixariam através da "regeneração do crédito".
"A emissão de crédito, no financiamento das exportações e dos projetos de infra-estrutura, deverá ter como base uma fração das reservas internacionais", diz.
O problema de basear o crédito nas reservas internacionais é que elas tendem a diminuir com a retomada do desenvolvimento e a redução dos capitais externos especulativos, como quer o programa.
O programa quercista (leia quadro ao lado), cujo teor foi adiantado em entrevista à Folha pelo economista João Manuel Cardoso de Mello, prioriza o sistema de administração e os temas econômicos.
Temas como educação básica e reforma agrária mereceram uma página e meia cada.

Texto Anterior: Candidato toma 'banho de cheiro'
Próximo Texto: PONTOS DO PROGRAMA QUÉRCIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.