São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 1994
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Wal-Mart inaugura loja em junho de 95

MARISTELA MAFEI
DA REPORTAGEM LOCAL

A norte-americana Wal-Mart, maior rede de varejo do mundo, vai inaugurar sua primeira loja no Brasil em junho de 95 na região da Grande São Paulo.
Don Shinkle, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Wal-Mart, está em visita ao Brasil para fazer o anúncio oficial da associação de sua rede com as Lojas Americanas.
Juntas, Wal-Mart e Americanas vão introduzir, no país, o Sam's Club, um dos formatos de lojas da Wal–Mart que funciona com sistema parecido ao de um grande atacado, com vendas dirigidas aos pequenos comerciantes.
O consumidor comum também tem acesso às compras no Sam's Club. Nos EUA, a rede vende a preços até 20% mais baixos do que os da concorrência, só que não oferece serviços tradicionais como os de empacatar e nem fornece sacolas para embalar as compras.
Ontem em São Paulo, o executivo da Wal-Mart evitou informar a localização das lojas, volume deinvestimentos e previsão de faturamento do grupo no país.
A Folha apurou que a sociedade Wal-Mart/Lojas Americanas irá inaugurar três lojas Sam's Club no Brasil em 95: duas no Estado de São Paulo (Osasco e Santo André) e uma no Rio de Janeiro.
Na instalação das três lojas serão investidos cerca de US$ 50 milhões. Cada um dos Sam's Club, instalado em área próxima a 70 mil metros quadrados, deverá gerar 125 empregos diretos.
A Wal-Mart faturou US$ 65 bilhões em 93 e realizou lucro de US$ 2,3 bilhões. Para 94 a rede prevê faturamento de US$ 84 bilhões, em mais de duas mil lojas localizadas nos Estados Unidos, Canadá e México.
Segundo Shinkle, a Wal-Mart irá priorizar compras de fabricantes locais. "Só iremos importar produtos sem similares no país, ou cujos preços estejam mais acessíveis lá fora", afirmou.
Será dada preferência às marcas alternativas e de fornecedores de menor porte, que, segundo Shinkle "tradicionalmente oferecem preços mais agressivos". Mas ele frisou que a rede irá ofertar também marcas líderes e de grande aceitação junto ao consumidor.

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