São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São-paulinos aprovam jogar com líbero

MÁRIO MOREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL*

Se depender dos zagueiros do São Paulo, o sistema tático com o líbero (jogador de defesa sem posição fixa) já está aprovado e deve permanecer nas próximas partidas.
Na partida de domingo passado contra o Palmeiras, pelas oitavas-de-final da Taça Libertadores, a função foi exercida pelo zagueiro Válber.
O treinador Telê Santana o escolheu por ser um jogador com boa noção de cobertura e técnica apurada –característica importante quando o líbero sai com a bola para o ataque.
"Com o Válber sempre na sobra, eu e o Gilmar marcamos os dois atacantes adversários e ficamos tranquilos em relação à cobertura", disse o zagueiro Júnior Baiano.
"E quando um de nós vai ao ataque, o Axel (volante) preenche a posição. O esquema está funcionando muito bem", completou Júnior.
Para seu companheiro de zaga, Gilmar, o segredo do bom funcionamento do sistema é o tempo que o São Paulo passou treinando para se adaptar a ele.
"Esperamos agora adquirir ritmo de jogo dentro desse esquema para melhorar ainda mais", afirmou Gilmar.
A nova formação da equipe com o líbero agradou também ao lateral-esquerdo André.
"Quando vou ao ataque, o Gilmar cobre a minha posição e o Válber cobre o Gilmar. Se a gente treinar bastante, dificilmente o São Paulo vai tomar gol", disse.
No jogo de domingo, entretanto, além de usar o posicinamento de sua defesa, o São Paulo também abusou das faltas para impedir a progressão do adversário.
Segundo o Datafolha, a equipe de Telê Santana cometeu 37 infrações na partida, contra 23 dos palmeirenses.
O volante Axel foi quem mais fez faltas do time são-paulino: sete. O atacante Muller fez seis e os laterais Vítor e André, e também o atacante Euller, cometeram cinco cada um.
O técnico do São Paulo, porém, não considerou seu time violento. Para Telê Santana, muitas das faltas apontadas pelo juiz goiano Antônio Pereira da Silva contra sua equipe não existiram.

* Colaborou a Redação

Texto Anterior: Ainda falta um goleador ao São Paulo
Próximo Texto: Alemão chega na segunda-feira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.