São Paulo, quarta-feira, 27 de julho de 1994
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Anhembi vira feira livre de informática

DA REDAÇÃO

A 8ª Fenasoft, realizada na semana passada no Anhembi (zona norte de São Paulo), marcou a entrada definitiva do usuário brasileiro no mundo da multimídia, tecnologia que une dados, sons e vídeo no computador.
Milhares de visitantes –mais de 500 mil, segundo números oficiais dos organizadores– se acotovelaram nos estreitos corredores do Anhembi, que virou uma verdadeira feira livre de informática.
Fabricantes, revendedores e lojas especializadas ofereceram promoções do arco-da-velha –havia programas em CD-ROM por menos de R$ 10 e shareware (de baixíssimo custo) por R$ 3,50.
No terreno dos computadores, IBM e Compaq disputaram palmo a palmo o trono da melhor oferta. A Apple –representada pela CompuSource– correu por fora na guerra de preços, mas também levou seu quinhão.
Praticamente todos os fornecedores de micros têm seus modelos multimídia, equipados com CD-ROM e placa de som. As máquinas agora custam cerca de US$ 2.000 (UIS Multimedia, da US Computer) contra uma média em torno de US$ 3.000, há um ano.
A queda de preços se reflete também nos kits multimídia. Cresce a oferta de marcas e de conjuntos –com mais ou menos programas, com leitor de CD-ROM mais ou menos moderno.
Os preços dos conjuntos com grife Sound Blaster ou Media Vision ainda estão acima dos US$ 500, mas marcas menos conhecidas foram vendidas na 8ª Fenasoft por até R$ 399.
Não faltaram programas para quem investiu em um kit ou micro multimídia. Lojas, lojinhas e lojões ofereciam prateleiras e prateleiras com disquinhos.
Jogos infantis, enciclopédias, programas educativos, bibliotecas de figuras, videoclipes e audioclipes, mais os pornôs só de fotos ou com vídeo de sexo explícito eram as opções no balcão.
Fora da multimídia também há vida inteligente. A Fenasoft mostrou fornecedores preocupados em tentar oferecer soluções para pequenas e médias empresas.
Programas administrativos para "Windows" foram apresentados, mas soluções para o velho DOS também tiveram bastante espaço.
Pelas contas dos organizadores o evento levou 1.400 empresas ao Anhembi e foi visitado por 691 mil pessoas.
Os números também são grandes nos balanços dos expositores. A distribuidora CI-Compucenter contabilizou vendas de 20 mil pacotes de software. Encabeçam a lista da CI os programas "PageMaker Classic", kits multimídia da Creative Labs e da Media Vision e os produtos da empresa canadense Corel.
A Compaq, que na véspera da feira reduziu os preços dos seus principais produtos em até 25%, somou cerca de 2.000 máquinas vendidas.
Na IBM os números também não ficam atrás: cerca de 700 máquinas vendidas, a maioria com facilidades de pagamento.

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