São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC encosta em Lula no primeiro turno

CLÓVIS ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

O senador Fernando Henrique Cardoso (PSDB, PFL e PTB) encostou em Luiz Inácio Lula da Silva, candidato de uma coligação encabeçada pelo PT, na mais recente pesquisa do Datafolha, realizada nos dias 25 e 26 últimos.
FHC tem 29% das intenções de voto contra 32% de Lula, o que caracteriza empate estatístico.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais em cada candidatura, o que significa que Lula tanto pode ter 34% como 30% ou qualquer número nesse intervalo. FHC pode ficar entre 27% e 31% -daí o empate estatístico.
Em pouco mais de um mês, a diferença entre os dois reduziu-se dos 22 pontos de vantagem que Lula tinha na pesquisa feita entre 9 e 13 de junho (41% x 19%) para os atuais três.
Lula começou a cair na pesquisa de junho, ao passo que FHC sobe continuamente desde o levantamento feito nos dias 23 e 24 de maio. Na comparação com a pesquisa anterior, feita entre 11 e 13 de julho, Lula oscila de 34% para 32%, ao passo que FHC muda de 25% para 29%.
Os demais candidatos permanecem com seus índices praticamente inalterados. Orestes Quércia (PMDB) e Leonel Brizola (PDT) não se moveram dos 7% que haviam obtido no início do mês.
Outro dado favorável a Fernando Henrique aparece na rejeição. A de Lula subiu de 28% para 33% e é, agora, a segunda maior, só inferior à de Brizola (36%).
Já a de FHC diminuiu dentro da margem de erro (de 14% para 13%) e tornou-se a menor entre todos os dez candidatos.
Em um hipotético segundo turno entre os dois candidatos que lideram a pesquisa, inverte-se, pela primeira vez, o resultado.
Até agora, Lula vencia sempre, exceto na pesquisa anterior (11 e 13 de julho), na qual surgia um empate em 43 pontos percentuais.
Agora, FHC vence com uma folga que supera a margem de erro: 47% contra 40%.
Na pesquisa espontânea (sem a exibição do cartão com o nome dos candidatos), repete-se o quadro da pesquisa estimulada: Lula vence por apenas três pontos de vantagem (17% x 14%).
Na divisão pelas quatro regiões do país, Lula leva vantagem em duas (Sul e Nordeste), ambas fora da margem de erro, e fica atrás, mas na margem de erro, no Sudeste e no Norte/Centro-Oeste.
FHC leva vantagem em São Paulo, mas por apenas um ponto (18% x 17%). Nos outros seis estados, Lula ainda está na frente, mas sempre por diferença inferior à margem de erro.

Texto Anterior: Abertura da economia será tema de discurso no Memorial JK
Próximo Texto: PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE PESQUISAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.