São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE PESQUISAS

1) O que é amostra?
A melhor maneira de se compreender o que é uma amostra é tomar um exemplo corriqueiro usado pelos estatísticos.
Ao preparar uma sopa para os fregueses de seu restaurante, o cozinheiro não precisa tomar todo o caldeirão para saber se o tempero usado está no ponto. Basta experimentar uma colherada.
O conceito de amostra segue o mesmo raciocínio. Para se conhecer o que uma determinada população (universo) acha sobre algo ou como se comporta diante de alguma coisa, basta ao pesquisador observar uma parcela com as características representativas desta população.
Quanto realiza uma pesquisa para conhecer a intenção de voto do eleitorado brasileiro, o Datafolha ouve apenas um grupo de pessoas (amostra) cujas características (idade, sexo, escolaridade, distribuição regional etc) traduzem o conjunto dos cerca de 100 milhões de eleitores (universo).

2) O que é margem de erro?
As pesquisa buscam obter informações sobre um dado universo (por exemplo, o eleitorado) através da análise de uma amostra (uma parcela do universo).
Os resultados obtidos com essa análise da amostra podem ser generalizados para todo o universo dentro de certos limites.
Esses limites, dentro dos quais o erro é admitido, constituem a margem de erro. Essa margem existe porque a amostra é sempre menor do que o universo.
Voltando ao caso da sopa, ao tomar uma colherada, o cozinheiro pode não ter ingerido um dos ingredientes usados (um pedaço de alho, por exemplo), que é a margem de erro, mas ele saberá distinguir se o tempero está no ponto ou não.
A pesquisa Datafolha tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que cada uma das frequências (porcentagens) observadas na amostra pode sofrer variações junto à população de mais ou menos dois pontos percentuais.
Caso um candidato obtenha, por exemplo, 25% das intenções de voto, esse valor deve ser lido como se o político pudesse ter no eleitorado entre 23% a 27% dos votos.

3) O que é intervalo de confiança?
É um cálculo estatístico que mostra o quanto a amostra é representativa do universo.
Voltemos ao cozinheiro. Se o intervalo de confiança de sua colherada (amostra) for, por exemplo, de 95%, isso significa que ele poderia experimentar a sopa 95 vezes em 100 e ingeriria sempre os mesmos ingredientes.
No caso do Datafolha, o intervalo de confiança das pesquisas é também de 95%. Isso significa que se fosse feitas 100 pesquisas ao mesmo tempo e da mesma forma, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

4) O que é resposta estimulada?
É quando o entrevistador apresenta ao entrevistado as alternativas possíveis para sua resposta através de um cartão.

5) O que é resposta espontânea?
É quando o entrevistado responde, sem qualquer estímulo, à pergunta feita pelo pesquisador.

Texto Anterior: FHC encosta em Lula no primeiro turno
Próximo Texto: PMDB lidera em pedidos de bônus eleitorais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.