São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeira se diz vítima de 'vingança petista'

GABRIELA WOLTHERS
DA ENVIADA ESPECIAL A SALVADOR

O candidato Fernando Henrique Cardoso (PSDB, PFL e PTB) afirmou ontem em Salvador que as denúncias contra o vice de sua chapa, senador Guilherme Palmeira (PFL-AL), mostram que está se tentando fazer uma "compensação de vices" na campanha.
"Há uma tentativa permanente de se fazer uma compensação. Já que um vice teve problemas, querem encontrá-los no outro", disse o tucano.
Para FHC, a compensação ocorre porque o senador José Paulo Bisol (PSB-RS), que era vice do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, foi retirado da chapa após denúncias de irregularidades.
"O que eu quero saber é se existe denúncia ou se é só insinuação", disse FHC, afirmando que ainda não havia lido às reportagens da Folha publicadas ontem.
Palmeira é acusado de ter recebido propinas para apresentar emendas a favor da constutora Sérvia.
"Eu não vi nada, mas nada, zero, que dissesse que o Palmeira fez isto e que está comprovado", alegou FHC.
Ele disse, no entanto, que se a denúncia for séria, "o próprio senador é quem vai responder". O candidato afirmou ainda que não pensa em uma substituição de seu vice.
Tanto Palmeira como o ex-governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães (PFL), que acompanharam FHC em sua visita a Salvador, qualificaram as denúncias de "vingança petista".
"É uma denúncia do deputado Chico Vigilante (PT-DF), que não fez vigília com o caso Bisol e o resultado é que o Lula se estrepou", disse ACM.
Segundo ele, Palmeira não deve sair "porque não há nada que o desabone". Ele, no entanto, deixou uma saída para futuras acusações. "Se amanhã aparecer algo concreto, aí tem que ser examinado", afirmou ACM.
Também afirmando que as denúncias são "uma vingança pelo que aconteceu com Bisol", Palmeira disse que o objetivo de seus adversários é atingir FHC.
"Mas não vão conseguir", disse o vice, afirmando que continua na chapa do tucano.
"Eu já fui prefeito (de Maceió), governador (de Alagoas), minhas contas foram aprovadas e não houve aumento de patrimônio", alegou o pefelista.
Ele disse que já tomou todas as providências possíveis, inclusive contra seu assessor, Carlos Abrãao. "Pedi para o Senado abrir um inquérito para apurar a ligação dele com a Sérvia e minhas contas bancárias estão à disposição."
O vice disse ainda que está processando o ex-motorista da Sérvia Otair Oliveira "desde a primeira acusação feita".
FHC aproveitou para tecer comentários sobre o atual vice de Lula, deputado Aloizio Mercadante (PT-SP): "Estão precisando de uma muleta, mesmo.".
Informado desta declaração, Lula disse: "Por que vou dizer que o vice dele é bandido? Não vou dizer isso".

Texto Anterior: NOTAS
Próximo Texto: Tucano reza e é homenageado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.