São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PROBLEMA; SOLUÇÕES

O PROBLEMA
O Brasil teve uma das maiores expansões da rede escolar em todo o mundo, mas a massificação do ensino reduziu drasticamente a qualidade das escolas e os salários dos professores. Diante das necessidades, o país ainda investe pouco em educação. As taxas de repetência são as maiores do mundo. No entanto, o maior problema é a ineficiência dos recursos empregados. Com a mesma taxa de investimento na área, países com PIB semelhante conseguem resultados melhores. Diante de suas possibilidades econômicas, o Brasil tem a pior taxa de analfabetismo funcional do mundo (analfabeto funcional é aquele que tem menos de quatro graus de escolaridade).

SOLUÇÕES
O principal problema é manter os alunos na escola e aumentar a taxa de formação. Para tanto, é preciso qualificar o corpo de professores através de planos de carreira e salários atraentes. O plano de metas educacionais deveria ser centralizado e a admnistração de recursos descentralizada, com participação das comunidades interessadas. Metade dos recursos do governo federal são empregados na manutenção das uiversidades federais, que deveriam ser reestruturadas para se tornarem mais eficientes. No entanto, a administração federal não é considerada capaz de gerir escolas de ensino básico em mais de quatro mil municípios.

Texto Anterior: 'Pedagogia da repetência' atrapalha o desempenho
Próximo Texto: Educação básica é a pior do mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.