São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
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Confiança é a chave do sucesso da Delco

DA REPORTAGEM LOCAL

A confiança mútua entre empresa e funcionário é o principal fator de sucesso na administração participativa. A confiança elimina a revista na portaria e a marcação do cartão de ponto.
Essa filosofia de trabalho, implantada pela Delco Remy do Brasil –subsidiária da General Motors para a produção de baterias– é a maior responsável pelo sucesso comercial da empresa, instalada em Piracicaba (SP).
Segundo Claudio Ruggiero Jr., gerente de manufatura da empresa, a administração participativa aumenta a produtividade, reduz a rotatividade da mão-de-obra a níveis muito baixos e praticamente põe fim às ações trabalhistas.
Em palestra realizada na Folha, dentro da série "A Busca da Qualidade Total", Ruggiero falou sobre a experiência da filosofia de trabalho existente na Delco desde sua fundação, em 1990.
A administração participativa faz com que a empresa tenha apenas quatro níveis hierárquicos: operador de produção, coordenador de produção, gerente da fábrica e gerente geral.
No total, a empresa tem 306 empregados. Os operadores estão distribuídos em 35 "times" de produção (formados pelos funcionários dos diversos setores produtivos) e seis coordenadores.
A administração participativa começa no processo de seleção de cada novo funcionário. A seleção é feita pelas próprias pessoas de cada "time".
O novo funcionário passa por um treinamento de 44 horas, onde fica conhecendo as crenças, valores e filosofia de qualidade. Esse treinamento inclui limpeza da fábrica, segurança, processos de produção etc.
Em seguida, o novo contratado assina um termo de adesão à filosofia da empresa. Para completar, planta uma árvore em terreno da fábrica –símbolo que sela o compromisso de que será parte da empresa e quer crescer com ela.
Ruggiero diz que a integração faz com que todos usem o mesmo uniforme (camiseta azul e calça bege clara). Além disso, todos usam o mesmo restaurante.
A comunicação é parte importante no processo de administração participativa. Assim, os "times" têm reuniões semanais de meia hora para discutir problemas comuns.
Uma vez por trimestre há reunião com a gerência da empresa para avaliar os resultados globais –vendas, participação no mercado e metas a serem atingidas.
Anualmente é feita uma reunião para o planejamento do ano seguinte. Nessa reunião são mostrados todos os resultados alcançados pela empresa. Todos os funcionários ficam sabendo como está a empresa, diz Ruggiero.

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