São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundo de commodities é a melhor opção para agosto

FIDEO MIYA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os fundos de commodities, em função das vantagens comparativas em termos de segurança, rentabilidade e liquidez em relação a outras aplicações financeiras, são a opção mais recomendada para o mês de agosto.
Essa recomendação é válida para quem tiver dinheiro disponível por um prazo mínimo de 30 dias.
Isso porque as grandes mudanças nas aplicações financeiras (veja tabela ao lado) –com exceção da caderneta de poupança– foram adiadas para setembro.
A liquidez diária dos fundos de commodities a partir do 30º dia, além da boa rentabilidade, será fundamental para o investidor avaliar e escolher a opção mais interessante no início de setembro, segundo o diretor do Chase Manhattan, Julius Buchenrode.
Se o investidor estiver disposto a correr riscos, os fundos de ações carteira livre são a segunda alternativa recomendada, pois prometem uma boa rentabilidade, por conta da tendência favorável às Bolsas de Valores.
Esses fundos garantem liquidez diária a partir do primeiro dia da aplicação, mas estão sujeitos a uma pesada tributação do IOF até o 15º dia útil.
O principal risco dos fundos carteira livre, no curto prazo, está no surgimento de surpresas inesperadas nos vencimentos dos mercados derivativos –opções na Bolsa de Valores de São Paulo, no próximo dia 15, e índice futuro na Bolsa de Mercadorias & de Futuros, dois dias depois.
Uma delas, como alerta o consultor de investimentos Luiz Antonio Vaz das Neves, da KNA Consultores, é a incidência do PIS nas chamadas operações de "box", que combinam compras e vendas simultâneas de opções da Telebrás, embutindo uma taxa de juros.
Poupança
A caderneta de poupança é a única aplicação que inicia agosto com as novas regras já definidas, mantida a isenção do IR na fonte.
Seu indexador, a TR, passa a ser calculada com base na média dos CDBs prefixados de 30 dias, com a aplicação de um redutor de 1,4% ao mês.
Se a média dos CDBs prefixados no dia 1º de agosto acompanhar a projeção dada pelo mercado de futuro de juros (CDI-over) da Bolsa de Mercadorias & de Futuros (3,65% no mês e 0,16% por dia), o rendimento da poupança a ser creditado no "aniversário" de setembro será de 2,82%, considerando que o período contém 23 dias úteis.

Texto Anterior: O programa que mudou o Brasil - 8
Próximo Texto: Patrimônio do banco Sofisa atinge US$ 17 mi; Brasil produziu 75,7 toneladas de ouro em 93
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.