São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Próximo Texto | Índice

Berger sai na frente na Alemanha

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A HOCKENHEIM

As Ferraris largam na primeira fila do GP da Alemanha de F-1, hoje, no circuito de Hockenheim. A prova acontece a partir das 9h (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo.
Na segunda sessão de treinos oficiais, ontem, Gerhard Berger foi o mais rápido, conquistando a pole com o tempo de 1min43s582. Jean Alesi, que larga em segundo, fez o tempo de 1min44s012.
As duas marcas acabaram com alguns jejuns incômodos que a Ferrari vinha colecionando nos últimos anos. A última vez que a escuderia italiana colocou dois pilotos na primeira fila foi no GP de Portugal de 1990.
Naquela oportunidade, Nigel Mansell fez a última pole da Ferrari, com seu companheiro de equipe, Prost, saindo em segundo.
Quanto a Berger, a última vez em que largou à frente foi no GP do Japão de 1991, quando corria pela McLaren.
Damon Hill, da Williams, larga em terceiro, ao lado de Michael Schumacher. O alemão, esperança da numerosa torcida que comparece a Hockenheim, não conseguiu passar da quarta colocação.
O desempenho de Schumacher, o pior da temporada, só fez crescer os rumores de que a Benetton vinha equipando seus carros com controle de tração, equipamento proibido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
A equipe foi multada em US$ 100 mil por atrasar a entrega dos códigos do computador do carro de Schumacher que venceu o GP de San Marino este ano.
A FIA constatou que o carro possuía o equipamento banido este ano da categoria, mas que ele não havia sido utilizado.
Apesar disso, a impressão que ficou foi de que Schumacher não repetiu seus desempenhos anteriores por não ter o recurso proibido.
O controle de tração auxilia o piloto nas largadas e retomadas de curva. O computador regula a aceleração, evitando que o carro patine.
A surpresa do treino ficou por conta do japonês Ukyo Katayama, que larga em quinto. O companheiro de Hill na Williams, David Coulthard, é o sexto no grid.
Rubens Barrichello larga na sexta fila, na 11ª colocação. Christian Fittipaldi sai em 17º.

Próximo Texto: Chuva chilena esvazia o clássico de hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.