São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peru quer capital brasileiro

DO ENVIADO ESPECIAL

Nos dias 26 e 27, empresários do Brasil e Peru participaram de um seminário sobre a convergência econômica entre os dois países, promovido pelo Instituto de Estudos Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Peru.
Um dos temas centrais foi a conclusão da rodovia que vai unir Assis Brasil (AC) ao porto peruano de Ilo, criando um corredor de Santos (SP) ao oceano Pacífico.
O presidente Fujimori disse que a parte peruana da rodovia deverá estar transitável dentro de }três a quatro anos. A parte brasileira, de 4.600 km, está pronta.
Ele disse que o Peru está aberto a investimentos brasileiros "em todas as áreas, sem restrições, e sugeriu o processo de privatização, especialmente nas áreas bancária, energética e pesqueira.
"Uma firma que está trabalhando muito bem no Peru, em recuperação ou construção de grandes obras, é a Odebrecht", afirmou.
Segundo Fujimori, suas relações com o governo Itamar "são bastante fluidas". Ele disse não haver "nenhum obstáculo para um excelente entendimento".
Fujimori também manifestou intenção de se aproximar do Mercosul a médio prazo. "Estivemos ocupados com a reintegração ao Pacto Andino, do qual estivemos retirados por motivos conjunturais e estruturais. A partir daí, negociaremos com o Mercosul", disse.
Mas o presidente peruano foi duro na questão da Amazônia. "Não aceitaremos pressões de nenhuma espécie. O governo peruano toma todas as medidas para proteger o meio ambiente. Sempre sob os princípios da soberania e da não-intervenção", afirmou. (RM)

Texto Anterior: <TS:Right,RT,NO>Fujimori já pensa em reeleição
Próximo Texto: Isolamento faz haitianos temerem massacres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.