São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994 |
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Como montar uma locadora de CD? Carlos Alves de Souza, São Paulo, SP Para montar uma locadora de CDs (compact disc laser), o passo inicial é definir o público-alvo. Qual a faixa etária, em que classe social está inserido e qual o gosto musical. Em princípio, o perfil do consumidor de uma locadora de CD é o de uma pessoa que gosta de música e tem tempo livre para ouvir e gravar. Essas condições estão presentes no público jovem, que quer ter acesso às músicas sem precisar comprar. As distribuidoras de CDs exigem um cadastramento prévio para as cinco primeiras compras, quando o pagamento deve ser feito à vista. Aprovado o cadastro, é possível faturar em 28 dias. Mas, normalmente, quem paga à vista tem descontos de até 30%. São lançados, em geral, dez títulos por mês. Os principais fornecedores de CDs são as gravadoras Odeon, Polygram, Continental e Grupo BMG. Para montar uma locadora você pode iniciar com 250 CDs. Além desse estoque inicial, você vai precisar de um aparelho de som com toca-discos laser, expositores móveis, caixas de CDs para estoque e transporte, balcões, telefone comercial e um microcomputador. Esses equipamentos devem custar cerca de US$ 8.600. Entretanto, o valor pode ser menor se você optar pelo controle manual e alugar um telefone. Para fazer o controle manual você deve se preparar com fichas em "T", fichas cadastrais para clientes, controle de saídas para CDs e talão de registro das locações. No início, você poderá prever uma média de 500 locações mensais, o que resulta em uma receita mensal de US$ 1.500. É aconselhável que a locadora de CD seja conduzida junto com outra atividade, pois no início a locação pura e simples pode não ser auto-sustentável. Segundo empresários do setor, a locação de CDs começa a ser mais lucrativa quando o acervo atinge 5.000 títulos e a loja conquista imagem consolidada junto ao público. As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae. Texto Anterior: 'Júnior' de São Carlos auxilia pequenas empresas Próximo Texto: Casa investe nos pratos de inverno Índice |
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