São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994 |
Próximo Texto |
Índice
Peugeot 306 XSi alia garra e economia
RICARDO CARVALHO COUTO
Veículos testou a versão XSi do modelo, com injeção multiponto (um bico injetor para cada cilindro) e motor 2.0 (de 123 cv e oito válvulas), que chega ao mercado esta semana (leia texto ao lado). Apesar de não ser a opção mais potente do modelo –a versão 16S tem 16 válvulas e 155 cv–, o XSi oferece bom desempenho e baixo consumo para sua categoria (veja os números do teste na pág. 8-3). O Peugeot 306 testado atinge 197 km/h (dado de fábrica) e acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos (medido em pista), superando alguns esportivos nacionais. A grande surpresa foi o consumo. O 306 XSi fez a boa média de 10,6 km/litro de gasolina. O outro ponto alto do carro francês é a estabilidade. Equipado com pneus largos de perfil (altura entre a banda e o aro) baixo, o 306 XSi tem um exclusivo sistema mecânico que aumenta a aderência em curvas. A suspensão traseira (independente, com barra de torção) possui buchas de deslizamento controlado que permitem a variação do ângulo do eixo em até quatro graus. O motor é bastante elástico. Aliado ao câmbio (com relações de engrenagens adequadas a cada marcha), permite arrancadas rápidas e ultrapassagens seguras. A alavanca de mudanças, no entanto, tem curso longo para um carro com proposta esportiva. Firme, a suspensão impede a oscilação da carroceria em curvas de alta velocidade. Em pisos irregulares, no entanto, chega a transmitir pequenas vibrações ao volante. A dirigibilidade é aumentada pela direção. De poucas voltas de batente a batente, permite mudanças rápidas de trajetória e é bastante firme em velocidade elevada. O interior da cabine é amplo e acomoda até cinco pessoas; o porta-malas acomoda fácil a bagagem de todos os ocupantes. LEIA MAIS sobre o Peugeot 306 na página 8-3 Próximo Texto: Espera por "populares" deve diminuir Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |