São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994 |
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Saiba quando fazer o balanceamento
ROSANGELA DE MOURA
Paulo Roberto Armone, da oficina P&P, recomenda o balanceamento a cada troca de pneu ou, regularmente, a cada 10 mil km. Existem dois tipos de balanceamento: dinâmico e estático. O balanceamento dinâmico é feito com a roda fora do veículo, em um aparelho de coluna. O balanceamento estático não exige a retirada do aro. O serviço é executado no próprio carro. É mais rápido e prático. O veículo é colocado em uma espécie de cavalete, ligado a um equipamento eletrônico, que gira o aro suspenso. Armone afirma que um aro desbalanceado pode causar deformações nos pneus, desgaste prematuro da suspensão, de rolamentos de rodas e de amortecedores, folga na caixa de direção, além de ruídos. Os preços dos serviços variam de oficina para oficina. Na Platinum, o balanceamento estático de uma camionete sai por R$ 40,00. Já na Vocal, o mesmo tipo de balanceamento, em modelo semelhante, custa R$ 10,00. No balanceamento são utilizados dois tipos de contrapesos (ambos de chumbo): com fixação por garra ou por adesivo. Ronaldo Fernandez da Silva, da Vocal, diz que em aros de liga leve o balanceamento é feito no próprio carro e, em geral, o chumbo é colocado do lado interno da roda. Diz que, em aros de aço, a oficina usa os dois tipos de balanceamento, sem acréscimo no preço. Silva afirma que o cliente, ao procurar o serviço, geralmente já indica o balanceamento preferido. Texto Anterior: Sistema foi desenvolvido nos EUA Índice |
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