São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Índice

Saiba quando fazer o balanceamento

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Volante de direção vibrando é o primeiro sinal de que as rodas dianteiras do carro precisam ser balanceadas. Subir em guias, passar em buracos e raspar os pneus na calçada são as principais causas do desbalanceamento dos aros.
Paulo Roberto Armone, da oficina P&P, recomenda o balanceamento a cada troca de pneu ou, regularmente, a cada 10 mil km.
Existem dois tipos de balanceamento: dinâmico e estático. O balanceamento dinâmico é feito com a roda fora do veículo, em um aparelho de coluna.
O balanceamento estático não exige a retirada do aro. O serviço é executado no próprio carro. É mais rápido e prático. O veículo é colocado em uma espécie de cavalete, ligado a um equipamento eletrônico, que gira o aro suspenso.
Armone afirma que um aro desbalanceado pode causar deformações nos pneus, desgaste prematuro da suspensão, de rolamentos de rodas e de amortecedores, folga na caixa de direção, além de ruídos.
Os preços dos serviços variam de oficina para oficina. Na Platinum, o balanceamento estático de uma camionete sai por R$ 40,00. Já na Vocal, o mesmo tipo de balanceamento, em modelo semelhante, custa R$ 10,00.
No balanceamento são utilizados dois tipos de contrapesos (ambos de chumbo): com fixação por garra ou por adesivo.
Ronaldo Fernandez da Silva, da Vocal, diz que em aros de liga leve o balanceamento é feito no próprio carro e, em geral, o chumbo é colocado do lado interno da roda.
Diz que, em aros de aço, a oficina usa os dois tipos de balanceamento, sem acréscimo no preço.
Silva afirma que o cliente, ao procurar o serviço, geralmente já indica o balanceamento preferido.

Texto Anterior: Sistema foi desenvolvido nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.