São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

"Concordo com o leitor Cícero Santos da Silva Costa (Veículos, 24 de julho), quando demonstra sua indignação por não conseguir adquirir um Corsa sem ágio. Em janeiro passado, procurei a revenda Vané para comprar o carro. Perguntei sobre a lista de espera e fui informado que ainda não havia sido aberta. Pedi que a iniciassem com meu nome. Voltei várias vezes à concessionária, porém a desculpa era sempre a mesma: só havia carro disponível para consorciados. Mas nas revendas não-autorizadas o carro é encontrado. Acho que seria o caso de o governo isentar os impostos para a importação de similares. Sou cliente Chevrolet há 24 anos, mas estou pensando em mudar de marca."(Luiz Pelição - Ribeirão Preto, SP)

"Sou proprietário de um Gol com motor AP-1.600, a gasolina. Pretendo trocar o comando de válvulas original pelo comando do motor AP-2.000. Gostaria de ser informado sobre os efeitos (consumo, rendimento e durabilidade) que esta troca ocasionará. É possível colocar um comando mais 'forte' sem que seja necessário fazer alterações no motor?"(Rafaelo Abritta - Viçosa, MG)
O preparador de motores Vinicius Losacco recomenda a troca do eixo-comando de válvulas pelo do motor AP-2.000 utilizando as seguintes regulagens: válvulas de admissão 0,25 mm de folga a frio e escape 0,40 mm; velas NGK BPR6EVX com 1 mm de folga entre os eletrodos; filtro de ar esportivo e giclê cinco pontos maior, tanto no 1º quanto no 2º estágios. Com a modificação, o desempenho melhora, mas aumenta o consumo de combustível.

"Adquiri um Mille ELX e tenho interesse em instalar um dispositivo antifurto que, quando acionado, corta o combustível ou a corrente elétrica. Gostaria de saber como funciona, se há alguma restrição e onde posso instalá-lo."(Rodrigo Dutra Murrer - São Paulo, SP)
A Fiat não recomenda esse tipo de dispositivo em seus carros. A montadora afirma que, se o alarme for mal-instalado, pode danificar alguns componentes e o proprietário perde a garantia de fábrica, além de colocar em risco a vida dos passageiros (no caso de o combustível ser cortado em uma ultrapassagem, por exemplo). A Fiat só recomenda a instalação do equipamento no circuito do motor de partida, que não atua com o carro em movimento. Esse tipo de bloqueador pode ser encontrado na loja Moschella, tel. (011) 202-6462.

"As novas placas de licenciamento dos veículos nacionais obedecem a uma ordem preestabelecida e, pelo que pude observar, para São Paulo ficaram reservadas as de iniciais B,C,D,E e F; para o Paraná, a letra A, e para Minas Gerais, a letra G. Gostaria de saber se estou correto e quais as letras ou combinações de letras que ficaram reservadas aos demais Estados."(J. Siqueira Nunes - Brasília, DF)
O Detran (Departamento de Trânsito de São Paulo) informou que os Estados que já estão integrados ao Sistema Renavan receberam as seguintes iniciais: Paraná, de AAA até BEZ; São Paulo, de BFA a GKI; Minas Gerais, de GKJ a HOK; Maranhão, de HOL a HQE; Mato Grosso do Sul, HQF a HTW; Ceará, de HTX a HZA; Sergipe, de HZB a IAP; Rio Grande do Sul, de IAQ a JDO; Distrito Federal, de JDP a JKR; Bahia, de JKS a JSZ; Pará, de JTA a JWE; Amazonas, de JWF a JXY; Mato Grosso, de JXZ a KAU; Goiás, de KAV a KFC; Pernambuco, de KFD a KME; Rio de Janeiro, de KMF a LVE e Piauí de LVF a LWQ.

"Em uma das edições do mês de junho, no caderno Autofolha, foi publicado o serviço de uma empresa especializada em reparar riscos na pintura de veículos. Constava no texto que se tratava de franquia de uma empresa norte-americana. Como estou precisando desse tipo de serviço, gostaria que informassem o endereço dessa empresa."(Porphirio K. Cavalcante Júnior - São Paulo, SP)
A Cofepa é a franqueadora da Ziebart, dos EUA. Na época da publicação (5 de junho), a empresa já possuía dez franqueadas, entre elas a Aspectus - tel. (011) 67-6008.

"Queria obter informações sobre cursos de injeção eletrônica de combustível em automóveis. Existe a possibilidade de as motos nacionais adotarem brevemente este sistema?"(Antonio Marcos Menani - Birigui, SP)
A escola Senai "Conde José Vicente de Azevedo" promove o curso de injeção eletrônica de combustível. O endereço é rua Moreira de Godoi, 226, Ipiranga, tel. (011) 273-0203, São Paulo, SP. A Honda já produz no Japão motocicletas com injeção eletrônica, mas não há previsão, em curto prazo, para a instalação nas motocicletas nacionais. A Yamaha informou que não existe previsão, mas que esse sistema está em estudos.

"Tenho 11 anos e queria que fosse encaminhado para a Chevrolet um projeto de um novo carro que chamo de Dealer. Gostaria que ele tivesse motor V8, câmbio mecânico de cinco ou seis marchas e direção hidráulica."(Marcelo A. Izaias - Guarulhos, SP)

"Tenho 14 anos e gostaria de agradecer a publicação do meu desenho. Aproveito para pedir que fosse entregue outro esboço que fiz para a Chevrolet."(Fernando Corrêa - Santo André, SP)
Os desenhos foram encaminhados à General Motors do Brasil.

MANUAL DO PROPRIETÁRIO
Os interessados em manuais da Ford devem escrever para Caixa Postal 5.064, CPI 2.043, CEP 09870-900, São Bernardo do Campo, SP, anexando à carta uma cópia do certificado de propriedade do veículo. Fiat, Volkswagen e GM recomendam a procura em revendedores. Elas não atendem diretamente o consumidor.

PARA ESCREVER
Envie sua carta para caderno Veículos, Redação, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Elas só serão respondidas através desta seção.

Texto Anterior: Espera por "populares" deve diminuir
Próximo Texto: Toyota traz novas versões do Corolla
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.