São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Uno se trasforma para competir na pista
DA REPORTAGEM LOCAL Por fora, tirando o exagero da decoração para ser visto das arquibancadas, os carros da Fórmula Uno conservam todas as características de um Uno normal.Por dentro é que eles mudam. Perdem todo o conforto e as características de carro de passeio. Banco, só o do piloto. Firmemente fixado ao assoalho do carro, côncavo, com cinto de segurança especial de cinco pontos. No painel, o conta-giros especial é o principal instrumento. Além dele, a direção, os pedais, a alavanca de câmbio e parte do antigo painel. Para garantir a segurança do piloto em caso de batidas ou capotagem, é montada por dentro do carro uma estrutura de barras de proteção tipo "gaiola". No lugar do vidro da porta, ao lado do piloto, apenas uma proteção de couro. O conjunto de suspensões é original. São apenas recalibrados os amortecedores e o ângulo de cambagem das rodas. Como resultado, há um pequeno rebaixamento, que favorece a estabilidade. O câmbio também é original, com a relação normal de cinco marchas do Uno 1.6R. Só que, como nos autódromos geralmente as retas são curtas, a quinta marcha nunca chega a ser usada. O motor é o mesmo dos carros de linha, 1.600 cc, com injeção de combustível simples, monoponto (um bico injetor para todos os cilindros). Tem apenas a taxa de compressão elevada para 9.8:1. O comando de válvulas original é substituído por um especial para competições. Todo o sistema elétrico é original, incluindo as velas de ignição. Os pneus são normais e as rodas utilizadas são de liga leve, iguais para todos os competidores. Para garantir o equilíbrio na categoria, o peso mínimo permitido para cada carro é de 850 kg, já somado o peso do piloto. Como os motores também são iguais, as disputas são muito acirradas em todas as etapas. O custo de participação no campeonato da F-Uno é de aproximadamente R$ 5.000,00 por etapa. O Uno preparado atinge velocidade final em torno de 185 km/h. Fábio Grecco (tel. 011.523- 3699) é o único preparador da categoria. Vende kits para transformação do 1.6R.(Jota Santana) Texto Anterior: VEJA OS NÚMEROS DO TESTE COMPLETO Próximo Texto: Volvo 960 ganha motor, suspensão e design novos Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |