São Paulo, domingo, 31 de julho de 1994
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Volvo 960 ganha motor, suspensão e design novos

JOSÉ CARLOS CHAVES
ENVIADO ESPECIAL A MONTEREY

O Volvo 960, topo de linha da marca sueca, mudou de cara. Ganhou design moderno além de motor e suspensão novos. Veículos avaliou a linha 95 durante o lançamento mundial em Monterey, no litoral do Estado da Califórnia (costa oeste dos EUA).
O 960, que estará no Salão do Automóvel de São Paulo (20 a 30 de outubro), chega ao Brasil em novembro por US$ 78 mil, menos que os atuais US$ 82,9 mil.
O desenvolvimento do novo 960 levou dois anos entre projeto e testes. Uma das novidades é o motor.
Feito em alumínio, com seis cilindros em linha e 24 válvulas, é oferecido agora em duas versões.
A de 2,5 litros tem câmbio mecânico ou automático, para Leste Europeu, Ásia e América Central.
A 3.0 (de 207 cv) é oferecida só com câmbio automático. Para o mercado norte-americano foi criado um outro motor 3.0, de 183 cv, que será trazido para o Brasil.
Se por um lado perdeu potência, por outro alcança mais força em baixa rotação. A apenas 1.600 rotações por minuto, o propulsor gera 90% da sua força máxima.
Resultado: melhor aceleração e maior dirigibilidade, o que deixa o carro mais "esperto" e ágil no lento tráfego urbano.
Segundo a fábrica, seu sedã de luxo quatro portas atinge 210 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 9,1 s com a versão 3.0 de 207 cv.
O design, apesar de mais moderno, ainda é conservador. A grade ficou menor; o capô, mais arredondado e a frente, mais afilada.
Pára-choques, maçanetas e retrovisores externos estão agora na mesma cor do carro.
A traseira, porém, continua com as mesmas linhas retas e as portas e laterais mantêm os cromados.
A nova suspensão é um dos pontos fortes do carro. Alia maciez e conforto sem perder a estabilidade em curvas rápidas.
A direção hidráulica, bem firme em alta velocidade, é leve em manobras de estacionamento.
Seu diâmetro de giro (esterçamento) é melhor do em que carros menores como o Tipo (9,7 m contra 10,3 m), mesmo tendo comprimento (4,87 m contra 3,95 m) e distância entre eixos maiores (2,77 m contra 2,54 m).
O interior em couro tem requintes como piloto automático, teto solar elétrico, ar-condicionado programável, painel em raiz de nogueira e bancos térmicos com ajuste elétrico de três memórias.
Mas não oferece computador de bordo, equipamento disponível até no Omega ou Tempra.
Já a perua Volvo 960 só deve vir ao Brasil sob encomenda.

O jornalista JOSÉ CARLOS CHAVES viajou a Monterey a convite da Volvo Car do Brasil

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