São Paulo, segunda-feira, 1 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ricupero quer reduzir indexação em 94

SÔNIA MOSSRI
ENVIADA ESPECIAL A BUENOS AIRES

O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, disse ontem que pretende reduzir a indexação de preços até o final de 94. A desindexação foi um dos pontos principais da reunião que teve com o ministro argentino Domingo Cavallo.
Ricupero lembrou que o Plano Real completa um mês hoje e que é preciso evitar "a volta ao passado", com geração de inflação.
"Se dependesse de mim, eu proibia a indexação por lei", afirmou, depois de dois dias reunido com a equipe de Cavallo, em Lujan, a 100 km de Buenos Aires.
O primeiro passo para a desindexação é o fim da Ufir diária –que a partir de setembro passa a ter correção apenas mensal.
O ministro da Fazenda deve anunciar hoje, em Brasília, mecanismos que compensam os exportadores do câmbio fixo. Disse que reduzirá alíquotas de impostos federais sobre artigos de exportação.
Ricupero está convencido de que o sucesso do programa de estabilização argentino resulta, especialmente, da desindexação total e de menos intervenção do Estado.
O ministro afirmou que ficou "impressionado" com os resultados do plano argentino revelados por Cavallo na reuniäo: inflação de 3,4% ao ano, investimentos anuais de 22% do Produto Interno Bruto e uma arrecadação tributária mensal de US$ 4 bilhões.
Este mês Cavallo envia um assessor a Brasília para discutir com a equipe econômica argentina de desregulamentar setores como transportes, portos e exportações.
Ricupero também avalia que poderá aplicar no Brasil parte da experiência de Cavallo em obter redução de preços mediante acordos setoriais com empresários.
Banqueiro
Ricupero e Cavallo discutiram a estabilização nos dois países na fazenda de um dos principais banqueiros argentinos, Raúl Moneta.
A reunião começou por volta das 21h de sábado e se prolongou até o final da tarde de domingo. Moneta esteve no sábado com os dois ministros.
Moneta esqueceu-se que Ricupero esforça-se em manter uma dieta vegetariana e serviu um churrasco de javali, antílope, perdizes, carneiro e carne de vaca. O banqueiro argentino cria os animais na fazenda. Ricupero é ex-ministro do Meio Ambiente.

Texto Anterior: Embaixador Paulo Nogueira Batista morre aos 64 anos em São Paulo
Próximo Texto: Auditoria na Petrobrás propõe mudança na estrutura de preços
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.