São Paulo, segunda-feira, 1 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro instala congresso na Rússia ; Desemprego pode provocar doenças ; Inflamação crônica é de difícil tratamento ; Estudo afasta emprego da ciclosporina

JULIO ABRAMCZYK

O PERSONAGEM
Brasileiro instala congresso na Rússia. O professor Julio Croce (foto), da Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da USP e presidente da Sociedade Internacional de Asmologia, presidiu, na cidade de Sochi, Rússia, a instalação do 1º Congresso Internacional de Imunoreabilitação, área da medicina que trata as doenças imunológicas e promove o restabelecimento das suas disfunções ou deficiências.

O NÚMERO
500... mil mulheres morrem a cada ano de causas evitáveis ligadas à gestação ou ao parto, segundo a canadense Rebecca J. Cook, em "Direitos Humanos à Saúde da Mulher", elaborado a pedido da Organização Mundial da Saúde.

A FRASE
"Aprimorar a qualidade da assistência pré-natal, assegurando o acesso irrestrito a estes serviços como forma de reduzir a mortalidade materno-infantil".
Uma das 22 recomendações do "Manifesto em Prol da Saúde Reprodutiva", divulgado em São Paulo dia 21 de junho por representantes de entidades que atuam em saúde reprodutiva e em planejamento familiar.

Desemprego pode provocar doenças
O desemprego pode afetar a capacidade de defesa do organismo. Dyon Marriot, em trabalho na revista "The Lancet" do dia 23, comparou a atividade imunológica de pessoas empregadas e desempregadas em Auckland, Nova Zelândia. Verificou que os desempregados apresentavam sinais de imunocomprometimento, com alteração na proporção de células do sangue (CD 4 e CD 8) envolvidas no processo de reconhecimento e destruição de agentes agressivos externos.

Inflamação crônica é de difícil tratamento
Inflamação crônica dos intestinos –a doença de Crohn– foi identificada há 62 anos, mas até hoje os pesquisadores não sabem o que a provoca ou aumenta sua incidência. O tratamento visa diminuir o processo inflamatório e se baseia no emprego de corticóides, que a longo prazo podem provocar osteoporose.

Estudo afasta emprego da ciclosporina
Tratamentos alternativos vêm sendo propostos, entre eles o emprego da ciclosporina (droga anti-rejeição). Mas as altas doses empregadas afastaram seu uso pelas reações colaterais. Em junho, trabalho no "New England Journal of Medicine" de Brian C. Feagan e colaboradores afastou definitivamente seu emprego: em doses baixas, a ciclosporina não diminui sintomas ou a necessidade de outras formas de tratamento na doença de Crohn.

Texto Anterior: Risco de câncer não tem aumento significativo
Próximo Texto: Volta às aulas deve piorar poluição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.