São Paulo, segunda-feira, 1 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu expõe obra do urbanista Lucio Costa

DA REPORTAGEM LOCAL

O Museu da Casa Brasileira abre segunda-feira a exposição "Presença de Lucio Costa". São fotografias, vídeos, textos, desenhos e croquis (esboços, em breves traços, de desenho ou de pintura) que ilustram a trajetória do arquiteto e urbanista que projetou o plano piloto de Brasília.
"A exposição é uma introdução ao pensamento e à obra de Lucio Costa, que retrata a importância e a abrangência do seu trabalho", afirma a autora da mostra, Maria Elisa Costa, 59, filha do arquiteto.
A mostra, segundo ela, não é dirigida apenas aos profissionais e especialistas em arquitetura. "O projeto foi idealizado para ser visto por estudantes", disse.
Lucio Costa, 92, nasceu na França e, ainda bebê, veio para o Rio de Janeiro, onde vive hoje. Em 1936, modernizou a arquitetura brasileira com o projeto da então sede do Ministério da Educação, no Rio.
Concluído em 1943, foi o primeiro edifício de grande porte (15 andares) no mundo com fachada de vidro. Em 1957, Costa venceu o concurso do plano piloto de Brasília. Toda a concepção urbanística da capital federal saiu de suas pranchetas.
Costa também foi um dos primeiros defensores da preservação do patrimônio arquitetônico e histórico do pais.
"Presença de Lucio Costa" – exposição organizada pelo Paço Imperial do Rio de Janeiro. Aberta ao público até 21 de agosto, de terça a domingo, das 13h às 17h, no Museu da Casa Brasileira (av. Brigadeiro Faria Lima, 774). Tel. 210-2564.

Texto Anterior: Amigos se reúnem e dão adeus às férias
Próximo Texto: Prontos-socorros têm baixo número de médicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.