São Paulo, segunda-feira, 1 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme de futebol perde para margarina na Copa

FILOMENA SAYÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Brasil, julho de 1994. Uma enxurrada de comerciais de TV invade a sala da sua casa com apelos que misturam marcas de sandálias e alimentos a futebol. Afinal, é Copa do Mundo.
Mas é justamente um anúncio que não trata do futebol que levou o primeiro lugar em pesquisa de "recall" (lembrança de comerciais) feita pela LPM/Burke.
"Supermercado", filme de 30 segundos feito para lançar uma nova versão da margarina Delicia, da Sanbra, teve 11% das respostas de 101 donas-de-casa pesquisadas entre os dias 7 e 13 de julho.
Vale ressaltar que as entrevistadas formam justamente o "target" do produto.
O segundo lugar (9%) ficou com o filme da Xuxa jogando futebol (Arisco). Outros filmes com o tema Copa aparecem mais para baixo. Em quinto lugar, empatadas com 4%, surgem comerciais da Brahma e Antarctica.
O filme Margarina, criado pela FCB (Foote, Cone & Belding), mostra um casal no supermercado. Os dois discutem depois que ela o flagra olhando para uma consumidora. A mulher reclama. Diz que odiaria que um homem a olhasse daquele jeito. O marido tripudia e responde que isso não acontecia a ela há muito tempo.
Com a vaidade ferida, a mulher o desafia, pedindo para que ele a siga pelo supermercado. Surpresa: ele vê homens e mais homens olhando para sua mulher.
Detalhe: para conseguir atrair tantos olhares, a mulher faz diversas caretas. No final, o conceito criado para o filme entra em cena. "A vida não é perfeita mas pode ser uma Delicia."
"Fomos na linha oposta à dos concorrentes. Falamos da realidade do dia-a-dia", diz Celso Loducca, 36, diretor de criação da FCB.
O investimento na campanha em junho e julho foi de US$ 800 mil. Loducca considera esta quantia pequena perto do que costuma ser investido em uma campanha de lançamento de produto.
A campanha começou no final de maio e tem mais dois filmes. É veiculada em rede nacional de TV.

Texto Anterior: Fábrica no RN exporta balas com Flintstones
Próximo Texto: Venda cresce 12,5% no mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.