São Paulo, segunda-feira, 1 de agosto de 1994
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Franqueadores recebem brasileiros

MARCELO CHERTO ; MARCUS RIZZO

MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO
Como aconteceu com todas as classes da Franchising University, os alunos das turmas cinco (Peter Rodenbeck) e seis (Cola-Cola) estão neste momento nos Estados Unidos junto com os autores desta coluna para visitar alguns dos maiores franqueadores do mundo.
McDonald's: uma das melhores operações que conhecemos. O que não significa que não haja problemas. Apenas, os mecanismos de detecção e resolução desses problemas foram bem planejados e funcionam. Percebe-se a preocupação de tratar o franqueado como cliente e parceiro. A empresa concede apenas uma franquia por vez e para pessoas físicas. Para o McDonald's, franchising é sinônimo de "dono com a barriga no balcão da loja".
Se tivermos sorte, poderemos provar algum produto que ainda não se encontra à venda nas lojas da rede. Na última visita, pudemos experimentar, entre outros pratos "exóticos", a pipoca McDonald's, cenoura cortada em tiras e "cookies" grandes, assados na hora.
Arby's: recentemente, a direção foi assumida por executivos vindos da Pizza Hut, da KFC e outras empresas, que decidiram elevar a proporção de lojas próprias e passar ao esquema de "area development agreements" (no estilo Pizza Hut e KFC), tanto na expansão interna, como na internacional.
Os autores desta coluna não recomendam esse método de expansão a seus alunos, nem tampouco aos clientes da Cherto & Rizzo. Acham importante que os alunos da Franchising University o conheçam melhor, para que cada um possa decidir por si mesmo qual o sistema que mais se adequa à realidade de sua empresa e aos seus planos para o futuro.
Midas: líder mundial no mercado de oficinas especializadas na troca de escapamentos. As franquias e unidades próprias também consertam freios e suspensões. Serviço "nota 10"!
Assim como o McDonald's, a Midas deriva boa parte de suas receitas do aluguel das lojas para os franqueados. É a dona ou detentora de todos os pontos onde estão instaladas as franquias. A Midas também se utiliza do esquema de concessão de franquias basicamente a pessoas físicas.
Holiday Inn: líder no seu segmento, a Holiday Inn franqueia diversos "conceitos" de hotéis, de um simples Holiday Inn Express até um sofisticado Crowne Plaza. A empresa preparou um programa bastante intenso para os alunos da Franchising University. Até mesmo o presidente mundial da Holiday Inn fará uma das palestras.
Coca-Cola: como empresa franqueadora, talvez não valesse a visita. Afinal, ainda usa o sistema de franquia de segunda geração (franquias "de marca e produto"). O objetivo é que os alunos conheçam melhor uma empresa que está entre as mais eficientes e mais conhecidas do mundo e é um dos principais fornecedores de muitas das redes de franquias mais importantes do mundo.
MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO são diretores da Cherto & Rizzo Franchising e do Instituto Franchising, professores da F.G.V. e da Franchising University e autores de "Como Comprar sua Franquia".

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