São Paulo, segunda-feira, 1 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para técnico, Brasil ainda precisa se aperfeiçoar

SÉRGIO KRASELIS
ENVIADO ESPECIAL A MILÃO

Para técnico,Brasil ainda precisa se aperfeiçoar
O técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, José Roberto Guimarães, 40, disse que a meta da equipe a partir do próxima semana será refazer todo o trabalho que não deu certo na Liga Mundial de 1994.
Crítico em relação ao desempenho do time, Zé Roberto afirma que, de todos os fundamentos da equipe, o contra-ataque é o que merece melhor atenção.
"O bloqueio, a defesa e o saque tático funcionaram. Mas nosso contra-ataque merece uma reavaliação", afirmou o treinador.
Ele se disse satisfeito com a vitória sobre a Bulgária anteontem em Milão, na decisão do terceiro lugar da Liga Mundial (o Brasil venceu por 3 sets a 2, com parciais de 15/10, 12/15, 15/10, 12/15 e 15/8).
O técnico brasileiro garante que tirou muitas e proveitosas lições dessa competição.
"A principal delas é que um jogo como o que fizemos contra Cuba serve para mostrar como o time está armado taticamente", disse Zé Roberto.
O Brasil perdeu a semifinal da Liga para a seleção cubana, numa disputada partida de cinco sets.
"Mas os jogos que as equipes fazem na Liga não podem servir como base para a disputa do Mundial", garantiu o treinador.
Segundo Zé Roberto, o trabalho de preparação física feito pela seleção brasileira foi acertado.
"Nós conseguimos suportar duas partidas difíceis, contra a Itália e Cuba, devido às nossas condições físicas", disse Zé Roberto.
Segundo ele, o que retardou o trabalho da equipe foram as contusões de alguns jogadores importantes, como Marcelo Negrão e Giovane.

Rumo ao Mundial
Já pensando no Mundial da Grécia, que será disputado em setembro em Atenas, o técnico brasileiro retoma o comando dos treinos da equipe a partir da próxima segunda-feira.
O time se reapresenta na véspera e começa a preparação para os jogos amistosos contra a Itália, que acontecem dias 13, 15 e 17 deste mês, respectivamente, em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Depois da Itália, a seleção faz ainda amistosos contra a Argentina (que está no mesmo grupo do Brasil no Mundial, ao lado de Alemanha e Estados Unidos).
Em seguida, a seleção pega a mesma Bulgária contra quem jogou no último sábado, vencendo e conquistando a medalha de bronze da Liga Mundial 94.
Os amistosos contra os búlgaros devem acontecer somente em setembro, quando a seleção brasileira retorna à Europa.
Para o técnico brasileiro, os jogos contra os búlgaros vão permitir ao time testar algumas das jogadas a serem treinadas em São Paulo, entre elas as variações de contra-ataque.
Para Zé Roberto, o importante é levar para o Mundial a experiência adquirida com os últimos jogos da Liga.
Apesar de ter tido a melhor campanha na Liga, o Brasil acabou afastado da luta pelo título devido a uma única derrota.
"Mais uma vez afirmo que não existe time imbatível e isso ficou provado neste torneio. Há algumas equipes que estão mostrando um vôlei de alto nível", afirmou o treinador.
Segundo ele, o que vai decidir uma vitória daqui por diante serão os detalhes que acontecem em cada partida.
Zé Roberto considera Holanda, Rússia, Cuba, Itália e Brasil como favoritos para a conquista do Mundial deste ano.

Texto Anterior: Tetra calou muita gente, afirma Alemão
Próximo Texto: Negrão fica três semanas afastado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.