São Paulo, terça-feira, 2 de agosto de 1994
Próximo Texto | Índice

Cinemateca traz obra completa de Welles

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Cinéfilos, preparem os fogos: a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, vai exibir a partir de 25 de agosto a primeira retrospectiva completa da obra cinematográfica de Orson Welles.
Entre os 14 longas programados (leia relação abaixo) estão o inédito "Don Quixote", restaurado no ano passado na Espanha, e raridades como "Chimes at Midnight", em que o próprio Welles interpreta o personagem shakespeareano John Falstaff, e "O Estranho", em que encarna um nazista escondido nos EUA.
A retrospectiva, promovida pela Cinemateca em conjunto com a distribuidora Pandora Filmes, servirá também de "gancho" para o relançamento comercial, em cópia nova, do clássico wellesiano "A Marca da Maldade".
O ciclo completo da obra do cineasta é a concretização de um persistente sonho do distribuidor, cineasta e agitador cultural André Sturm, 28, da Pandora. Desde 1989 Sturm planejava uma mostra semelhante, mas só agora conseguiu, junto com a Cinemateca, viabilizá-la, coletando filmes do diretor junto a filmotecas e distribuidoras de vários países.
Revalorização
"Percebe-se em todo o mundo uma revalorização de Orson Welles", afirma Sturm. Provas desse "revival" seriam a recente recuperação de filmes inacabados do cineasta, como "It's All True" e "Don Quixote" e o relançamento internacional de clássicos como "Othelo", "O Processo" e "A Marca da Maldade".
Além desses indicadores, poderia ser citada a publicação nos EUA, no ano passado, do magnífico "This Is Orson Welles", livro de entrevistas ao também cineasta Peter Bogdanovich.
Qualquer que seja o pretexto, a retrospectiva da Cinemateca vai permitir que o público brasileiro conheça um pouco melhor um dos criadores mais controvertidos da história do cinema.
Segundo Sturm, todos os filmes serão exibidos em pelo menos duas sessões. "A maioria passará três ou quatro vezes, dependendo da qualidade da cópia." As cópias terão legendas em espanhol ou português.
"Don Quixote" –cedido pelo governo da Espanha, onde o filme foi recuperado– deverá ser exibido na versão dublada em espanhol, se não se obtiver até a mostra uma cópia falada em inglês.
Além dos 14 filmes dirigidos por Welles, a Cinemateca vai exibir o documentário "Portrait de Orson Welles", realizado pelo francês François Reichenbach, que co-produziu com o diretor "Verdades e Mentiras", em 1976.
Não está decidido ainda se o evento contará também com debates e palestras. "Em princípio estamos pensando em promover, num único dia, um painel ou mesa-redonda sobre a obra de Orson Welles", diz Sturm.
A retrospectiva, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, acontecerá na Sala Cinemateca, em Pinheiros. "A Marca da Maldade", que será lançado imediatamente após a mostra, deverá ser exibido no Cinesesc ou no Vitrine.

Próximo Texto: Diretor vivia em guerra com o cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.