São Paulo, terça-feira, 2 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MTV veta episódios de 'Beavis e Butt-Head'

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

Por determinação dos norte-americanos, os brasileiros não poderão ver dez episódios do desenho animado "Beavis & Butt-Head".
A MTV Brasil, com sede em São Paulo, exibe o "cartoon" diariamente desde meados de julho. Quatro meses antes, comprou da MTV nova-iorquina 65 episódios do desenho.
Cada um tem aproximadamente 20 minutos de duração e conta duas pequenas histórias.
Pouco depois de adquirir o pacote, a emissora brasileira recebeu da matriz em Nova York a determinação de que dez episódios não poderiam entrar no ar.
Motivo: quando os exibiu, há um ano, a MTV dos Estados Unidos sofreu inúmeras críticas de telespectadores e organizações não governamentais.
Os protestos batiam na mesma tecla –os episódios contêm histórias que estimulam a violência e outras condutas politicamente incorretas.
Quem já assistiu o desenho pelo menos uma vez sabe que os personagens Beavis e Butt-Head nunca fizeram questão de ser guardiães da moral e bons costumes.
A dupla de adolescentes, que Mike Judge criou em 92, está sempre praticando atos "perniciosos". Por exemplo: jogar beisebol usando um sapo vivo como bola.
Acontece que, sob a lógica da sociedade norte-americana, a maldade também tem limites. E os dez episódios ousaram ultrapassá-los.
Para conter a fúria dos telespectadores, a MTV de Nova York decidiu não reprisar as histórias nos Estados Unidos. Mais: estendeu o veto para o resto do mundo.
Um engano, porém, fez com que a emissora mandasse os episódios proibidos à filial do Brasil.
"Se dependesse de nós, os colocaríamos no ar. Acho que, aqui, não gerariam tantos protestos. Os brasileiros têm critérios morais diferentes dos norte-americanos", diz Cali Cohen, 29, diretora de criação da MTV em São Paulo.
A reportagem da Folha assistiu três das histórias que sofreram veto. Em "Good Credit", Beavis e Butt-Head roubam um cartão de crédito e maltratam animais. Em "Heroes", a dupla sai atirando pelas ruas com uma espingarda.
Em "Stewart's House", tortura um garotinho gordo e cheira gás de cozinha, como se fosse lança-perfume.

Texto Anterior: ENTRELINHAS
Próximo Texto: Desenho abusa da anarquia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.