São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Debatedores defendem melhoria dos jornais e compromisso ético

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A melhoria na qualidade dos jornais e maior compromisso ético com a notícia foram os principais temas defendidos durante o seminário "O Papel do Jornal", que teve início ontem em Brasília.
O encontro foi organizado pela ANJ (Associação Nacional de Jornais) e pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais). Participaram jornalistas, professores e empresários.
A ombudsman da Folha, Junia Nogueira de Sá, compôs o painel sobre "Ética Empresarial e Profissional". Dividiu a mesa com o jornalista Zuenir Ventura, autor do livro "1968, o ano que não terminou", e com o professor Anis José Leão, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Foi consenso entre os debatedores a necessidade de aprimorar a qualidade dos jornais. Tanto em relação aos profissionais como no tratamento da notícia.
"O jornalismo teve avanços tecnológicos, mas não em qualidade. Temos hoje jornais com textos pobres, diagramação ruim, além da onda de denuncismo, às vezes, vazio que incomoda muito o leitor", disse a ombusdman.
Ventura afirmou que essa "baixa qualidade" provocou uma crise de credibilidade no jornalismo brasileiro. Disse também que, "atualmente, todos os veículos têm a mesma cara. Houve uma homogeinização do noticiário que comprometeu a imprensa".

Texto Anterior: Super Tucano participa de concorrência
Próximo Texto: Impetradas novas ações em Belém
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.