São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Super Tucano participa de concorrência

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O avião Super Tucano, produzido pela Embraer, decolou ontem para os Estados Unidos para participar da concorrência que vai apontar o substituto de aeronaves de treinamento da Força Aérea e da Marinha americanas.
Se ganhar, a empresa brasileira irá assinar um contrato no valor de US$ 3 bilhões para fornecer um total de 712 aeronaves. Os sete participantes da concorrência terão duas semanas para demonstrar as qualidades de seus aviões.
O governo brasileiro espera que a vitória do consórcio americano na licitação para fornecimento dos equipamentos da Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) ajude na escolha do Super Tucano.
Em cada uma das 14 missões em vôo para demonstração, haverá sempre um piloto da Embraer ou Northrop (empresa consorciada) e um avaliador do governo norte-americano.
O Super Tucano, que voa com dois tripulantes, faz 400 km/h. É uma versão derivada do monomotor turboélice Tucano, com 560 unidades já entregues para 14 forças aéreas de diferentes países.
A aeronave foi criada para treinamento militar avançado, tem estrutura reforçada, mostradores de cristal líquido, assentos ejetáveis e geração de oxigênio a bordo.
A viagem aos Estados Unidos vai durar dois dias, com paradas para abastecimento e repouso dos dois pilotos, um brasileiro e um americano.

Texto Anterior: Estatuto dos Advogados é questionado no Supremo
Próximo Texto: Debatedores defendem melhoria dos jornais e compromisso ético
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.