São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto de 1994
Texto Anterior | Índice

Campanha na TV começa com irregularidades

DA REPORTAGEM LOCAL

Os juizes auxiliares do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) advertiram ontem todos os partidos que disputam as eleições em São Paulo por desrespeito à legislação no horário eleitoral gratuito.
Segundo o juiz Celso Pimentel, os casos mais graves no primeiro dia de horário eleitoral gratuito foram dos candidatos a governador pelo PDT, Francisco Rossi, e pelo PT, José Dirceu.
Ambos participaram do horário destinado aos candidatos a deputado. Dirceu apresentou os candidatos a deputado estadual e federal com discursos.
O PDT ocupou todo o seu tempo de ontem com propaganda de Rossi. A apresentação do programa foi do ator Kito Junqueira.
Um pequeno letreiro anunciava que o ator é candidato a deputado estadual pelo PV, partido que apóia Rossi.
Pimentel afirma que não serão tolerados desrespeitos à legislação. Segundo ele, a desobediência pode caracterizar crime e levar à suspensão do horário dos candidatos a deputado.
O publicitário responsável pelo programa de TV de Francisco Rossi, Francisco Malfitani, disse que veiculou "apenas imagens" do candidato. Na sua opinião, o programa está dentro da lei.
"A proibição de imagens deve ser uma regulamentação nova. Se for isso, o candidato não vai voltar a aparecer", disse.
Nos programas de ontem em São Paulo, mais dois partidos apresentaram recursos que podem ferir a legislação.
O PSDB apresentou uma vinheta em movimento com o nome de Mário Covas, candidato ao governo, para marcar a entrada do horário do partido, o que é proibido.
O candidato Nabi Abi Chedid, do PSD, usou um boneco em movimento, o que também é vetado.
Estratégia
José Dirceu decidiu entrar em confronto com a Justiça para tentar garantir a participação de Luiz Inácio Lula da Silva em seu programa no horário eleitoral gratuito.
Pela lei, Lula não poderia participar do programa de Dirceu.
A estratégia petista prevê a apresentação de recurso contra eventual suspensão da participação de Dirceu no horário de candidatos a deputado.
Caso a Justiça julgue procedente o recurso, ficaria criada jurisprudência (interpretação que os tribunais dão à lei), o que permitiria a participação de Lula nas campanhas estaduais pela TV.
Ontem, o PT decidiu entrar com representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que Lula possa ocupar o horário destinado aos candidatos ao governo.
A avaliação da coordenação de campanha de Dirceu é que o candidato deve crescer nas pesquisas de intenção de voto à medida que for relacionado ao PT e a Lula.
Dirceu disse discordar da avaliação do juiz Celso Pimentel. Na sua opinião, não existe lei que proíba a participação de candidatos ao governo no horário eleitoral de candidatos a deputado.

Texto Anterior: Pelo rádio, candidatos se afogam em promessas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.