São Paulo, quarta-feira, 3 de agosto de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ipea prevê que PIB cresce 3,1% este ano

DA SUCURSAL DO RIO

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), ligado à Secretaria do Planejamento, prevê um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 3,1% em 1994. Ao final do primeiro trimestre, o Ipea previa um crescimento de 2,5%.
Este crescimento acontece principalmente por causa do resultado da agricultura que pode chegar a 6,8% no final do ano, especialmente pela produção do Nordeste que há três anos era quase inexistente por causa da seca.
O diretor de pesquisa do Ipea, Claudio Considera, disse que o crescimento do PIB desta ordem em um momento de programa de estabilização é muito bom. "É mais de duas vezes o que tiveram México e Israel durante seus programas". O Ipea considera o índice como um piso que poderá até ser superado ao final do ano.
O crescimento da indústria é previsto pelo Ipea em 3,7% e os serviços devem crescer 1,6%, segundo o Boletim Conjuntural Trimestral, divulgado ontem.
O Ipea também faz uma previsão de saldo positivo de US$ 13 bilhões na balança comercial (exportações e importações do país), quase igual ao do ano passado, que ficou em US$ 13,1 bilhões.

Texto Anterior: Fixar o preço errado é fatal
Próximo Texto: Dólar volta a cair com excesso de oferta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.